Já está entre nós a 12ª edição do IN-Edit Brasil, o Festival Internacional do Documentário Musical.
De hoje (09) ao próximo dia 20 de setembro, uma programação recheada de filmes com temática musical poderá ser vista. A diferença é que, desta vez, a pandemia do novo coronavírus fez com que o evento tivesse que ser totalmente online.
Serão mais de 60 títulos divididos em seis categorias, com destaque para a Mostra Competitiva, que destaca seis documentários com ênfase na nossa música de raiz – incluindo materiais sobre Dorival Caymmi e Mateus Aleluia; e a Mostra Internacional que exibe 22 longas, que vão desde um filme sobre um coral da Noruega que se prepara para abrir um concerto do Black Sabbath – The Men’s Room – até um que nos conta a história da cantora Kate Nash.
Além dessas categorias, temos também a Mostra Brasil que, como o nome já diz, é focado em produções nacionais. Entre os destaques desta seleção, temos o Matriz.doc, documentário sobre o processo de gravação do mais recente álbum da Pitty (trailer no fim da publicação).
Para ter acesso aos documentários das três categorias, é preciso pagar R$3,00 por sessão. A renda será revertida para entidades que estão ajudando profissionais da cultura que estão com dificuldades financeiras durante a pandemia.
IN-Edit também terá exibições gratuitas e programação extra
Além das três categorias com exibições pagas, a 12ª edição do IN-Edit Brasil contará também com categorias cujas produções poderão ser assistidas de forma gratuita.
A mostra Brasil.doc conta com seis longas disponíveis, enquanto a Curta Um Som exibirá catorze curtas-metragens com duração entre oito e 28 minutos. Além delas, a Mostra Portugal contará com outros seis trabalhos que abordam toda a diversidade presente na música portuguesa.
A abertura do Festival Internacional do Documentário Musical será com o longa White Riot, única exibição desta quarta-feira (09), que conta a história do movimento Rock Against Racism, que lutou contra o avanço do racismo e da extrema direita na Inglaterra, no final dos anos 70.
Quer mais? O festival contará ainda com masterclass, conversas com diretores, debates e shows de Autoramas, Felipe Cordeiro e Flicts. Os detalhes da programação paralela você encontra aqui.
Como assistir?
Toda a programação da 12ª edição do IN-Edit Brasil está disponível através do site oficial do festival e também pode ser encontrada através do Sesc Digital e do Spcine Play.