Após ser afastado em junho, o baterista Ricardo Japinha teve a sua saída definitiva confirmada pelo CPM22. Através de um comunicado oficial, a banda revelou a novidade através de publicação em suas redes oficiais.
Nela, o vocalista Badauí confirma que a decisão foi tomada após uma conversa com o músico. “Chegamos à conclusão que esse tipo de conduta NÃO condiz com o que acreditamos e com o que a banda defende”, diz o vocalista. “Após uma conversa franca, entre nós, olho no olho, o Japinha está sendo desligado do CPM22”, completou o músico.
No anúncio, a banda confirmou também que seguirá com as suas atividades e que novidades serão divulgadas em breve.
Para quem não se lembra, Japinha estava afastado do grupo desde junho, quando uma conversa sua com uma fã menor de idade foi publicada na internet. O conteúdo foi considerado inapropriado já que, na ocasião, Japinha tinha 38 anos e a fã apenas 16.
Através de suas redes, o baterista comentou a decisão da banda e afirmou que seguirá ativo na música. Japinha agradeceu o apoio dos fãs, pediu para que eles não compartilhem conteúdos ofensivos sobre a banda e aproveitou para afirmar que, apesar das divergências, o amor pelo CPM 22 segue forte.
Vale lembrar que, no momento em que as conversas vieram a tona, o baixista Fernando Sanches anunciou o seu desligamento do grupo paulista. Sem entrar em detalhes com relação aos motivos, o músico afirmou que se dedicaria aos seus outros projetos musicais e também ao seu estúdio.
O anúncio da sua saída ocorreu no mesmo dia dos pronunciamentos de Japinha e da banda sobre as conversas reveladas. Ao contrário do que se esperava, o CPM 22 não falou sobre a saída de Fernando e, aliado a comentários envolvendo outros músicos da cena, o fato levou os fãs a acreditar que houve um racha entre os integrantes naquele período. Através do Instagram, Fernando chegou a compartilhar mensagens de apoio dos fãs.