Quem ama música e videogame há de concordar que games sempre foram uma ótima maneira de descobrir novos artistas e também novos gêneros, seja por meio de trilhas sonoras originais ou por coletâneas com diversos músicos. Com o passar dos anos, o olhar das produtoras para esse tópico ficou cada vez mais atento; boas trilhas sonoras melhoram e muito a experiência de um jogo, e por isso, vários títulos ficaram marcados por isso.
Por isso, resolvi separar sete jogos que contém trilhas sonoras (não originais) marcantes, que ajudaram a construir o gosto musical de milhões de pessoas.
Observação: Jogos que tem como temática central ou algo próximo disso a música ficaram de fora, como Guitar Hero, Rock Band, Dance Dance Revolution e Just Dance.
Rock N’ Roll Racing
Quando falamos de trilhas sonoras incríveis, essa talvez seja a mais antiga que vem a nossa mente. Rock N’ Roll Racing é um jogo de corrida que foi lançado em 1993 pela Blizzard, produtora que posteriormente ficaria famosa por jogos como World of Warcraft e Overwatch; Rock N’ Roll Racing se tornou um de seus primeiros sucessos e um dos jogos mais populares de corrida do Super Nintendo.
O jogo era inovador para a época, em um sistema que combinava corrida e batalha, tendo diversas opções de armas para aniquilar o seu adversário; entretanto, o fator principal para que o jogo se popularizasse foi a trilha sonora, com clássicos do Rock N’Roll. Além do game ser extremamente divertido, o clima ficava ainda mais animado com ‘Paranoid‘ do Black Sabbath e ‘Highway Star‘ do Deep Purple. Apesar da trilha conter somente cinco canções (seis na versão para Megadrive) e ser apenas instrumental, ela é preponderante em relação a qualidade do jogo.
Tony Hawk’s Pro Skater 2
A crescente popularidade do Skate na década de 90 fez com que a Activision criasse Tony Hawk’s, franquia que permite realizarmos diversas manobras no controle de skatistas famosos, como o próprio Tony Hawk. O segundo jogo da franquia, Tony Hawk’s Pro Skater 2, é um dos mais admirados do início dos anos 2000; até hoje ele é aclamado pela crítica, sendo o segundo jogo mais bem avaliado de todos os tempos segundo o Metacritic.
Além das melhorias gráficas e de jogabilidade em relação ao primeiro título, o game também foi responsável por moldar o gosto musical de muita gente, graças à sua trilha sonora; fazem parte dela nomes como Rage Against the Machine, Anthrax, Bad Religion e Fu Manchu, sendo motivo de nostalgia até hoje.
FIFA Football 2005
Uma das principais franquias de jogos de futebol também é responsável por lançar trilhas sonoras impecáveis, além de impulsionar a carreira de muitas bandas desconhecidas. Um belo exemplo disso se encontra no FIFA 98, responsável por tornar ‘Tubthumping‘, do Chumbawamba, um sucesso mundial. Além disso, as trilhas sonoras de FIFA costumam ser bastante ecléticas, trazendo artista de diversos ritmos.
Sendo assim, qualquer edição do FIFA poderia estar nessa lista; entretanto, escolhi a de 2005 por ser a que melhor sintetiza os elementos que geralmente formam a trilha sonora do jogo. Na lista, há nomes consagrados de diversos países, casos de New Order (que marca presença com seu maior hit, ‘Blue Monday‘), Franz Ferdinand, The Streets, Marcelo D2, Ivete Sangalo, Air e Morrissey.
Gran Turismo 2
Um dos melhores simuladores de corrida de todos os tempos; esse é Gran Turismo 2, lançado em 1999 pela Polyphony Digital para Playstation. O jogo é um dos jogos mais bem avaliados do gênero graças aos elementos de sua jogabilidade que combina realismo (levando em conta a tecnologia utilizada para games da época) e diversão tanto para quem ama carros quanto para quem nunca dirigiu.
Além disso, sua trilha sonora também é excelente, composta especialmente por artistas que embalaram a década de 90; é o caso de Garbage, Rob Zombie e The Cardigans, que tem em sua ‘My Favourite Game‘ a música de abertura do jogo. Além de representar um avanço na história do videogame, Gran Turismo 2 contém uma das trilhas sonoras mais clássicas dos jogos.
Grand Theft Auto: San Andreas
GTA é uma das franquias de jogos mais populares há duas décadas; durante a série, você é inserido em um mundo de violência e crime (especialmente o roubo de veículos), sempre tentando sobreviver e ser bem-sucedido nesse sentido. É difícil apontar qual o melhor jogo da série; se tentássemos decidir isso, um potencial vencedor seria o nostálgico GTA: San Andreas.
Os motivos, além da jogabilidade e do enredo, estão ligados a sua trilha sonora, completamente condizente com o clima tenso e de aventura que o game proporciona. O jogo te oferece a possibilidade de navegar por várias estações de rádio enquanto dirige um carro, e cada uma possui um estilo específico, agradando todos os gostos. Canções como ‘Barracuda‘, do Heart, ‘The Payback‘, de James Brown, ‘Nothing but a ‘G’ Thang‘, do Dr. Dre e ‘Cult of Personality‘, do Living Colour são lembradas sempre quando pensamos nas músicas de San Andreas.
Need For Speed: Underground
Need For Speed: Underground marca o reboot promovido pela EA na franquia que até então explorava o mundo das corridas com carros exóticos/de luxo. A produtora inseriu elementos do tuning, e NFS foi completamente repensado. Sendo assim, Underground é um marco dos Need For Speed, uma vez que ele fez enorme sucesso na época e foi ponto de partida para a sequência que viria a seguir, com Underground 2, Most Wanted e Carbon.
Ainda que Underground não seja considerado o melhor dessa nova era dos NFS, sem dúvida a sua trilha sonora é a mais saudosa; afinal, é impossível não pensar no jogo sem lembrar de ‘Get Low’, do Lil Jon, ‘24’s’ de T.I. e ‘Out of Control’, do Rancid.
NBA 2K11
Por fim, temos uma das melhores franquias de esportes da atualidade nos games, NBA 2K. No caso de NBA 2K11, ele ainda é um dos mais apaixonantes e clássicos da série, sendo que desde a sua capa (estrelada por ninguém menos que Michael Jordan) até a trilha sonora estão presentes até hoje na memória afetiva dos fãs.
Sobre a lista que compõe a trilha de NBA 2K11, ela não é recheada de músicas conhecidas pelo grande público, mas é uma das mais lembradas por quem é fã não apenas da versão de 2011, como também das outras edições. As faixas mais marcantes ficam por conta de Drake, com um de seus primeiros sucessos, ‘Over’, Big Boi e Two Door Cinema Club, com a enérgica ‘I Can Talk‘.
Para matar as saudades desses jogos e de suas músicas mais famosas, o Audiograma montou uma playlist com elas!