Pegando todo mundo de surpresa, o Massive Attack resolveu liberar um EP de faixas inéditas.
Intitulado Eutopia, o projeto é uma criação audiovisual e é composto por três canções que contam com as participações de Algiers, Saul Williams e Young Fathers.
Além disso, as músicas contam ainda com trechos colaborativos de Christiana Figueres, que escreveu o Acordo Climático da ONU em Paris; Guy Standing, economista e teórico da renda básica universal; e Gabriel Zucman, professor que defende o imposto sobre a riqueza.
“O isolamento expôs os melhores aspectos e as piores falhas da humanidade. Esse período de incerteza e ansiedade nos forçou a meditar na necessidade óbvia de mudar os sistemas prejudiciais pelos quais vivemos”, afirmou o Massive Attack em nota oficial. “Ao trabalhar com três especialistas, criamos um diálogo sonoro e visual em torno dessas questões estruturais globais; sob a forma de emergência climática, extração de paraísos fiscais e renda básica universal. O espírito deste EP, seus elementos e ideias não têm nada a ver com noções ingênuas de um mundo ideal e perfeito, e tudo a ver com a necessidade urgente e prática de construir algo melhor”, completou a banda.
Produzido durante o isolamento social, o EP é inspirado no livro Utopia, de Thomas More, e chega acompanhado de três vídeos que ilustram a necessidade de mudança global. O material foi produzido pelo artista Mario Klingemann.
Eutopia é o primeiro registro do Massive Attack desde Ritual Spirit, que saiu em 2016.