Em fevereiro de 2020 o MTV Unplugged da Shakira fez 20 anos de lançamento. E talvez a gente estivesse muito ocupados com os preparativos para o Carnaval, ou talvez só deixamos essa data passar batido, mas precisamos fazer essa reparação histórica e falar da importância do lançamento para os artistas latinos no mercado norte-americano.
Leia mais:
– 7 acústicos da MTV que foram inesperados ou ficaram esquecidos
– Os 12 acústicos da MTV que são os preferidos do Audiograma
– 10 acústicos emblemáticos lançados pela MTV
O MTV Unplugged foi um projeto lançado em 1989 pela MTV e, até os anos 2000, tinha apresentado shows de alguns artistas importantes da época, como Bob Dylan, Oasis, Bruce Springsteen, Nirvana… Em 12 de agosto de 1999 Shakira, despontando no mercado norte-americano, foi a primeira artista mulher latina a ser convidada para realizar o projeto (antes, apenas a banda mexicana Mana havia se apresentado, em 22 de junho do mesmo ano).
O show foi gravado no Grande Ballroom, em Nova Iorque. E, por si só, apresenta todos os melhores hits que a cantora tinha lançado até então. Para a apresentação, Shakira fez uma versão especial de dez das onze músicas do álbum Dónde Están los Ladrones, e de “Estoy Aquí”, do álbum Pies Descalzos.
É interessante notar que a base do show da Shakira não mudou muito ao longo dos anos. Talvez ela acrescente uma música aqui, e retire outra ali, mude os arranjos de alguma outra, mas, os grandes nomes permanecem intactos. E é assim que Shakira faz a sua marca. A dança do ventre de “Ojos Así”, por exemplo, não muda muito ao longo dos anos. E dá para até saber quando ela vai fazer aquele som curioso com a boca, se você assistir mais de uma vez algum show dela. Em todos ela fará igual. Ao contrário do que se pode pensar, isso não a torna uma artista repetitiva. E cada show é uma experiência única. Mas a estética e preparação para o Unplugged foi diferente, afinal, era um show acústico. E Shakira mostrou, naquele momento, toda a sua versatilidade.
E falando dele…
Shakira chegou, com seu repertório cheio de hits, encheu um teatro nos Estados Unidos com pessoas que foram para ouvir músicas em espanhol. Sabendo como o público norte-americano repele até filmes internacionais porque não gostam de ler legendas e ouvir produções em outros idiomas, o público ter comparecido, por si só, já demonstrava a potência de Shakira.
Potência, essa, transmitida em números: juntos, o CD e o DVD do show venderam mais de dez milhões de cópias ao redor do mundo. E a performance ainda rendeu à cantora o seu primeiro Grammy, o de Melhor Álbum Pop Latino, e dois Grammys Latinos – de Melhor Vocal Pop Feminino e Melhor Vocal Rock Feminino – na primeira edição da premiação.
Após Shakira, Alejandro Sanz, Ricky Martin e Juanes foram alguns dos outros artistas latinos que gravaram um Unpuggled. Seria injusto, talvez, dizer que o sucesso da colombiana não tenha contribuído para uma maior abertura para artistas latinos no mercado norte-americano.
Confira as faixas do álbum/DVD MTV Unplugged, de Shakira:
- Intro / Octavo Día
- Si Te Vas
- Dónde Están Los Ladrones?
- Moscas En La Casa
- Ciega, Sordomuda
- Inevitable
- Estoy Aquí
- Tú
- Sombra De Ti
- No Creo
- Ojos Así