De cada 13 feminicídios que são registrados diariamente no Brasil, 09 são de mulheres pretas. Elas também são maioria quando tratamos de violência sexual, obstétrica e doméstica, exatamente porque não contam com assistência adequada e estão mais suscetíveis aos abusos das próprias autoridades.
A violência contra a população preta continua se manifestando de diversas maneiras na atualidade e mulheres acabam sendo a classe mais vulnerável a diferentes formas de violência. Com isso em mente, Barroso Eus escreve uma carta aberta a toda e qualquer forma de amor em “Amor Livre”, faixa que ganha um clipe.
A produção é protagonizada por 10 mulheres pretas que criaram arte em seus lares a partir de suas perspectivas, com cenas gravadas durante o isolamento social. O clipe foi dirigido à distância pelo Coletivo Eus, formado por Barroso, Flávia Mian e Laura Sciulli. Com produção e equipe 95% composto por mulheres, “Amor Livre” retrata a poesia presente na vida das protagonistas, trazendo seus momentos íntimos e suas rotinas dentro desse estado de pandemia. O clipe conta com a participação de Barbara Pereira, Érica Ribeiro, Valéria Barcellos, Juliana Bastos, Luanna Silva, Isabela Catão, Selma Fernands, Ayaní, Gabriela Dias e Jess Nascimentto.
Atualmente no elenco da série Aruanas, que estreou na TV aberta no fim de abril, Barroso Eus trabalha em seu novo álbum, dividido em 4 atos que formam uma narrativa. Com o nome de Vendo Sonhos, o trabalho será lançado em breve.