Lá se vão quinze anos desde que o System Of A Down lançou os seus últimos álbuns de estúdio e, desde então, se discute sobre o que levam os integrantes a não gravarem novas músicas.
Em uma live realizada no Facebook com o Tumo Center For Creative Technologies, o vocalista Serj Tankian falou sobre o assunto e, para ele, o motivo para a falta de músicas novas é “bem simples”. “Não conseguimos nos ver olho no olho de forma criativa para passar para o próximo nível. Para mim, e sei que para os outros caras da banda, o System é muito especial, o que fizemos juntos é muito especial. Não podemos fazer algo a menos que estejamos todos realmente na mesma direção, objetivo e visão”, afirmou o músico.
De acordo com Serj, a banda já tentou se reunir e trabalhar em material inédito, mas o processo não evoluiu de forma que funcionasse para todos os integrantes. No entanto, isso não atrapalhou a relação entre eles. “Alguns anos atrás, nós fizemos esse esforço – as músicas foram escritas por mim, pelos outros caras, etc., mas nós simplesmente não podíamos ver olho no olho, e é isso mesmo. E tudo bem. Ainda somos todos amigos, temos ótimos relacionamentos e fazemos turnês juntos, nos divertimos juntos, e é isso”, revelou.
Vale lembrar que, desde 2018, existe uma troca de farpas entre Serj e o guitarrista Daron Malakian. Para o músico, Tankian seria o grande entrave para que novas músicas fossem lançadas, algo que Serj justificou como “problemas criativos e financeiros”.
Segundo informações reveladas, Serj gostaria de alterar o formato de gravação dos álbuns para que fosse um processo mais igualitário entre todos os integrantes. No entanto, Daron não estaria satisfeito com essa possibilidade, afirmando que o processo funciona bem do jeito que está – no qual ele é o principal responsável.
Na contramão, os demais integrantes da banda aguardam o entrave se resolver para entrarem em estúdio. Ainda que a banda faça shows e mostre uma harmonia nos palcos, não é segredo para ninguém que os dois gostariam de gravar um novo álbum. O baixista Shavo Odadjian já chegou a declarar que, por ele, a banda já teria lançado dez trabalhos inéditos, enquanto o baterista John Dolmayan já afirmou que a banda teria pelo menos quinze faixas dignas de serem lançadas.
Apesar disso, o que tudo indica é que os álbuns Mezmerize e Hypnotize seguirão sendo os trabalhos mais recentes da banda por muito tempo. Os dois registros foram lançados em 2005.