A música brasileira amanheceu triste: nesta segunda-feira (13), morreu o cantor e compositor Moraes Moreira.
De acordo com as informações oficiais divulgadas pela assessoria do artista, a morte ocorreu por volta das 6h da manhã, após o músico sofrer um infarto agudo do miocárdio. Aos 72 anos, Moraes faleceu no apartamento onde morava na Gávea, Rio de Janeiro. Segundo Eduardo Moraes, irmão do cantor, o artista vivia sozinho e o corpo foi encontrado após a chegada da empregada doméstica no local.
Antônio Carlos Moreira Pires nasceu em 1947 na cidade de Ituaçu, na Bahia. Aos 19, foi estudar no Seminário de Música da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. Por lá, conheceu seus futuros companheiros d’Os Novos Baianos, Luiz Galvão e Paulinho Boca de Cantor, além de Tom Zé.
Com o grupo, se tornou conhecido nacionalmente durante a década de 70 atuando como cantor, violonista e principal compositor ao lado de Galvão. Entre as obras lançadas pelo grupo, está o álbum Acabou Chorare (1972), tido por muitos como um dos mais importantes trabalhos da música brasileira. Moreira partiu para a carreira solo em 1975, mesclando ritmos tradicionais do nordeste com o pop e o rock. Essa mistura rendeu sucessos como “Pombo Correio”, “Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira”, “Sintonia” e “Por Que Parou, Parou Por Quê?”.
Nos últimos anos, Moraes se envolveu em shows de reunião dos Novos Baianos e também se dedicou ao lançamento de trabalhos solo. Ao todo, foram mais de 60 álbuns somando a carreira solo, trabalhos com o grupo e parcerias.