A cantora, compositora e instrumentista paulista Papisa fará um show ao vivo neste sábado, dia 28, às 21h, em sua página oficial do Instagram. Em tempos de reclusão social, muitos artistas estão encontrando nas redes sociais uma maneira de se conectar com seu público e levar arte às pessoas em casa, promovendo a cultura da melhor maneira possível no momento.
É muito importante que os vínculos não se percam durante esse a crise da pandemia. Por isso, a artista tocará as músicas do seu álbum de estréia, o Fenda, que chamou a atenção da mídia e do público em 2019. Com letras que percorrem os caminhos sobre o tempo, a existência e o ciclo da vida e da morte, seu som permeia entre o dream-pop e o rock alternativo, que casam com melodias atmosféricas brasileiras que proporcionam uma aura um tanto quanto mística. O álbum é um convite para a reflexão, interiorização e para um mergulho nos mistérios invisíveis, o que se mostra essencial no momento.
O repertório do show seguirá o que estava programado para acontecer no Sesc Santo Amaro, em São Paulo, e que contaria com a presença da cantora Luiza Lian. Agora, no pocket show online, a apresentação se dará com Rita em formato solo, cantando e tocando piano e guitarra, e criando camadas sonoras com ajuda de um pedal de loop ao longo do show.
Além disso, a cantora lançou um novo single integrado ao Fenda na última sexta-feira (13), data que não passou batida. Provocada pelo single “Cause I’m a man” (2015), de Tame Impala, que procurou discutir a masculinidade tóxica mas acabou dividindo opiniões sobre seu conteúdo, Papisa escreveu “Homem Mulher”. A faixa, que traz uma nuance mais crua e psicodélica, foi composta para refletir as ambiguidades de gênero e a reprodução de comportamentos impostos e anuncia a vinda de Fenda Deluxe ao lado de outros singles inéditos. Todas as etapas foram encabeçadas por mulheres, incluindo produção, gravação, mixagem, masterização, concepção visual e fotografia. Foi a própria artista quem produziu o novo trabalho, levando suas canções para palcos como os dos festivais Bananada, Morrostock e o badalado SXSW, em Austin, Texas.
Sobre o período em que vivemos, a cantora ainda ressalta: “Podemos observar esse momento como uma provocação ao questionamento de nossos padrões, à solidariedade e à reinvenção. Tem sido, também, um período bastante criativo, porque mais e mais pessoas estão dentro de casa, com certo tempo adicional para criar e consumir arte. E é uma grande oportunidade pra gente perceber que cuidando do coletivo a gente cuida de si mesma, e vice versa”, completa.
Papisa é o projeto da cantora, compositora, instrumentista e produtora paulista Rita Oliva. Em 2016 ela despontou após o lançamento de seu primeiro EP, homônimo. Com repertório baseado neste projeto e outras canções autorais, Papisa se apresentou em alguns dos principais palcos brasileiros de lá pra cá, como dos festivais Bananada, Picnik e Contato, e também fora do país, participando do prestigiado festival estadunidense SXSW.
Em 2019, ela lançou seu primeiro disco cheio, Fenda, com canções autorais que abordam a impermanência do tempo e os ciclos de vida e morte.
Site oficial: www.papisabrisa.com
Spotify: https://goo.gl/yrjG75
Soundcloud: https://goo.gl/4n54Ng
Youtube: https://goo.gl/79FRNc
Instagram: @papisabrisa