Quem não gosta de uma filmagem profissional esperta do seu artista favorito, não é mesmo? Por mais que seja cada vez mais difícil os artistas internacionais disponibilizarem um registro em mídia física de suas turnês, as emissoras de TV e stream estão sempre dando um jeitinho de liberar gravações exclusivas de shows através de suas plataformas.
Desta vez, a Turnêgrafia vai vir um pouco diferente. Vamos fazer listas com gravações profissionais, ou os famosos “pro-shots”, e evitar os famosos bootlegs. Por quê? Para que você tenha uma experiência melhor na hora de conferir o show do seu artista favorito. E, para entrar nesse clima, vamos retomar a coluna com ninguém mais, ninguém menos que a nossa Mother Monster: LADY GAGA.
THE FAME BALL TOUR
Esta foi a primeira turnê de Gaga e teve como base o lançamento do seu début álbum The Fame, lançado em 2008. A turnê teve início no dia 12 de março de 2009, em São Diego, na Califórnia, e passou pela América do Norte, Oceania, Europa e Ásia.
O show, que foi um sucesso no Glastonbury Festival 2009, apresentou Gaga da melhor forma ao público. Com habilidades vocais, muita dança, muito pop, looks extravagantes (quem não ficou impressionado com a roupa de bolhas?) e uma palhinha de como já dominava bem o piano. Destaque para a versão jazz de “Poker Face”.
THE MONSTER BALL TOUR
A segunda turnê mundial da Mother Monster serviu de base para promover não só o seu primeiro álbum mas também o EP The Fame Monster, lançado em 2009. A série de shows começou no dia 27 de novembro de 2009, em Montreal. A apresentação já contava com estrutura de palco muito maior e um upgrade em praticamente em tudo o que havia feito na turnê anterior.
A Monster Ball Tour teve duas legs. Uma voltada para teatros e outra voltada para arenas. O stage, as performances e as set lists também foram modificadas ao longo das apresentações.
O registro oficial foi lançado a partir do show realizado no Madison Square Garden, em Nova York, transmitido pela HBO no dia 21 de fevereiro de 2011.
THE BORN THIS WAY BALL TOUR
A terceira grande turnê de Gaga, e primeira a incluir o Brasil na rota, teve foco especial no seu super bem sucedido álbum “Born This Way”, de 2011. O palco era um castelo medieval gigantesco em que a cantora transitava por diversos cômodos e um holograma impressionante ficava suspenso no topo, dando o tom aos blocos do show.
A turnê percorreu a África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa e Oceania, em 99 apresentações, como início em Seul, na Coreia do Sul, no dia 27 de abril de 2012.
Infelizmente não houve registro profissional desta turnê, devido a uma lesão labral no quadril da cantora, o que impediu a artista de finalizar sua agenda de shows.
ARTRAVE: THE ARTPOP BALL TOUR
Mesmo não alcançando o sucesso esperado com o álbum “Artpop”, Lady Gaga usou toda a sua criatividade ao elaborar sua nova turnê.
Foram realizados 79 shows, sendo o primeiro em 4 de maio de 2014, em Fort Lauderdale. A setlist deixou praticamente de lado o álbum Born This Way, incluindo apenas a faixa-título do disco e o hit “You and I”. Roupas extravagantes, diversas perucas e muita pirotecnia (no melhor estilo rave) fizeram parte do espetáculo.
O último concerto da turnê, em Paris, dia 24 de novembro de 2014, ganhou filmagem profissional e transmissão ao vivo pelo Yahoo!. A set list teve até mesmo uma prévia do que viria a seguir na era “Cheek to cheek”, com um belíssimo cover de “Bang Bang (My Baby Shot Me Down)”. Veja a apresentação abaixo.
CHEEK TO CHEEK TOUR
Em parceria com o conceituadíssimo cantor de jazz Tony Bennett, Gaga caiu mais uma vez na estrada. Desta vez, o foco foi a promoção do álbum Cheek to Cheek, também gravado em collab com seu companheiro de palco. Com apenas 36 shows, porém aclamadíssimos, diversas cidades da Europa e América do Norte receberam o espetáculo, em 2015.
A apresentação ganhou registro oficial em DVD e está disponível para stream em diversos serviços de TV on demand.
JOANNE WORLD TOUR
Pela primeira vez sem o nome “ball” nas suas turnês solo, Gaga deu vida ao show de promoção do álbum homônimo.
A set list inicial reuniu hits de todos os seus álbuns e o primeiro show aconteceu no dia 1º de agosto de 2017, em Vancouver. A tour teve 49 apresentações e passou pela América do Norte e Europa. Uma das datas foi agendada para o Brasil, no Rock in Rio de 2017, no dia 15 de setembro. No episódio, conhecido como “devastated“, a apresentação foi cancelada em cima da hora por conta de sua hospitalização causada por dores da fibromialgia. Não houve registro oficial desta tour.
ENIGMA
Seguindo a tendência de artistas jovens que passaram a ter sua própria residência em Vegas, como Britney Spears, Gaga decidiu criar o concerto “Enigma”. Com início no dia 28 de dezembro de 2018, o foco das apresentações foi oferecer ao público uma experiência com uma espécie de greatest hits da cantora.
Interagindo com uma persona virtual, também chamada Enigma, Gaga surge pela plateia no teto do Park Theater, apresentando seu primeiro hit mundial “Just Dance”.
No dia 1º de fevereiro deste ano, Gaga apresentou o concerto no pré-show do SuperBowl, em Miami, que aconteceu um dia antes do evento. A empresa AT&T transmitiu o show do Super Saturday Night, que inclusive teve como objetivo arrecadar fundos para a Born This Way Foundation. A cada tweet relacionado ao evento com a hashtag adequada, um dólar foi doado à instituição. A meta era bater 250 mil dólares.
O show completo está disponível abaixo.