Música e Cinema são duas das formas mais consumidas e populares de arte. Por isso, é frequente vermos o caminho de ambos se cruzando; há películas cinematográficas que se inspiram em canções, e cenas que são materializadas em um disco inteiro.
Fato é que tanto uma quanto a outra sempre andam lado a lado; por isso, aproveitando que o OSCAR, a principal e mais prestigiada premiação do cinema acontece no próximo domingo (09), resolvi listar sete músicas que se inspiraram em filmes. Uma observação: nenhuma das faixas listadas faz parte de uma trilha sonora.
Arcade Fire – Awful Sound (Oh Eurydice)
Filme que serviu como inspiração: Orfeu Negro
É verdade que não apenas essa canção, mas o álbum Reflektor, quarto disco de estúdio da banda canadense Arcade Fire, foi inspirada no famoso mito grego de Orfeu e Eurídice. Porém, em uma entrevista ao The Sun, o frontman Win Butler afirmou que ele e sua mulher/companheira de banda Régine Chassagne, antes de gravar o álbum, assistiram ‘Orfeu Negro‘, clássico de 1959 que ambientou o mito no Rio de Janeiro, em uma época de carnaval. Inclusive, outra faixa do disco, “Afterlife”, ganhou um videoclipe na época do seu lançamento com cenas do filme franco-brasileiro. “Awful Sound (Oh Eurydice)” entra na lista por possuir uma carga extra de drama, e seus versos serem um pouco mais sombrios e tristes, clima que transparece em Orfeu Negro. A película foi a vencedora da categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar em 1960.

David Bowie – Space Oddity
Filme que serviu como inspiração: 2001 – Uma Odisseia no Espaço
O camaleão é um dos maiores artistas de todos os tempos, e sua contribuição vai além da música, já que ele também atuou em diversos papeis no cinema. Entretanto, ele juntou os dois mundos quando deu vida ao personagem Major Tom, uma de suas inúmeras facetas, após assistir ‘2001 – Uma Odisséia no Espaço‘. Bowie adorou a obra de Stanley Kubrick, cultuada até hoje como uma referência de ficção cientifica, e “Space Oddity”, reforça a discussão do filme sobre a solidão e as nuances que a evolução humana nos trouxe.

Grimes – Kill V. Maim
Filme que serviu como inspiração: O Poderoso Chefão – Parte II
Você deve estar se perguntando como uma faixa como “Kill V. Maim” tem a ver com um filme que entre outras coisas aborda a vida de homens da máfia italiana. Pois a própria Grimes explicou isso em uma entrevista para a Q Magazine:
“Kill V.Maim foi escrita na perspectiva de Al Pacino em O Poderoso Chefão Pt.2. Exceto que ele é um vampiro que pode trocar de gênero e viajar através do espaço”.
Combinar vampiros com Michael Corleone é algo que provavelmente só Claire Boucher poderia fazer.
Sky Ferreira – Night Time, My Time
Filme que serviu como inspiração: Twin Peaks – Os Últimos Dias de Laura Palmer
A ótima série de David Lynch ganhou uma versão para o cinema em 1993. Nele, o próprio narra os últimos dias da personagem Laura Palmer na pacata cidade de Twin Peaks. E é nesse filme que Laura dispara a frase que empresta o título ao primeiro e único disco da cantora Sky Ferreira, além da faixa que leva o nome do álbum. Uma curiosidade: Sky esteve envolvida no retorno da série, em 2017, onde fez uma participação especial.

Alt-J – Matilda
Filme que serviu como inspiração: O Profissional
Esse talvez seja um dos casos mais famosos de músicas que se inspiraram em algo cinematográfico. O single que está presente no disco de estréia da banda britânica Alt-J contém diversas referências do filme de 1994, dirigido por Luc Besson e estrelado por Jean Reno e Natalie Portman. O refrão contém uma frase icônica do filme, dita pelo personagem principal, Leon: “Isso é da Matilda”.
Regina Spektor – Fidelity
Filme que serviu como inspiração: Alta Fidelidade
A cantora russa Regina Spektor alcançou a fama com o hit “Fidelity“, em que a mesma aborda as dificuldades que envolvem estar apaixonado, e o sentimento inevitável de que em algum momento aquele que você ama partirá seu coração. Ainda que nunca tenha havido uma confirmação por parte de Regina, diversos fóruns de fãs da cantora e blogs levantam a semelhança de como o amor é discutido na canção em comparação ao filme ‘Alta Fidelidade‘, protagonizado por John Cusack.

Tove Lo – Cool Girl
Filme que serviu como inspiração: Garota Exemplar
Fechando a lista, temos “Cool Girl”, um dos grandes sucessos da cantora pop Tove Lo. Durante a faixa, vemos ela explorando a liberdade feminina, e o seu refrão é inspirado no monólogo de Amy Dunne, personagem de Rosemund Pike em ‘Garota Exemplar‘, do diretor David Fincher.