Na última segunda-feira (13), os indicados ao Academy Awards, mais conhecido como Oscar, foram anunciados em Los Angeles
Dentre as nomeações estão nomes já esperados e diversas surpresas em questão de filmes, atores, atrizes, diretores. A premiação também tem espaço para música: a categoria de Melhor Canção Original, criada em 1935, premia os compositores de músicas que fazem parte da trilha sonora dos filmes lançados durante o ano anterior.
O primeiro vencedor da estatueta foi “The Continental”, música escrita por Con Conrad e Herb Magidson e performada por Ginger Rogers no filme A Alegre Divorciada (The Gay Divorcee, 1934). Desde então, o prêmio de Melhor Canção Original já foi entregue à diversos outros artistas e compositores.
Não é estranho, portanto, que grandes nomes da música pop, rock ou rap sejam indicados e, em alguns casos, saiam vencedores. Lady Gaga, Bob Dylan, Adele e Eminem são alguns dos que podem se orgulhar de ter a estatueta em sua estante.
Em 2020, é possível encontrar entre os indicados artistas já conhecidos por criarem clássicos da música, canções feitas para franquias de animação e, pela segunda vez seguida, uma dupla indicação em categorias principais.
Com vocês, os nomeados à Melhor Canção Original deste ano.
Into the Unknown – Frozen 2
Composta por Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez e performada por Indina Menzel, que dá voz à protagonista Elsa, e pela cantora norueguesa Aurora, “Into the Unknown” é a trilha sonora da sequência da animação lançada em 2013 e também a música eleita para tentar repetir o sucesso estrondoso de “Let it Go”, trilha do primeiro filme e vencedora do Oscar de Canção Original de 2013.
“Into the Unknown” também ganhou uma regravação feita pelo Panic! At the Disco.
(I’m gonna) love me again – Rocketman
A canção, composta em parceira com Bernie Taupin, é performada por Elton John e por Taron Egerton, o escolhido para interpretá-lo em sua biografia cinematográfica.
É uma das favoritas a vencer o Oscar, fazendo com que Elton leve sua segunda estatueta para casa, já que ele venceu anteriormente por “Can You Feel the Love Tonight”, da trilha sonora de Rei Leão.
Stand Up – Harriet
Cynthia Erivo, compositora da canção juntamente com Joshuah Brian Campbell, também está indicada à estatueta de Melhor Atriz por Harriet, filme que conta a história de Harriet Tubman, uma abolicionista e ativista política estadunidense, fazendo dela a segunda pessoa a ser indicada tanto na categoria de atuação quanto na de Melhor Canção Original. A única pessoa a conseguir esse feito anteriormente havia sido Lady Gaga, no ano passado.
Curiosidade: falta apenas uma vitória no Oscar para que Cynthia possa fazer parte do seleto grupo de artistas que possuem um EGOT – Emmy, Grammy, Oscar e Tony, os quatro principais prêmios da indústria artística.
I can’t let you throw yourself away – Toy Story 4
Escrita e interpretada por Randy Newman, “I can’t let you throw yourself away” é a quarta música da franquia Toy Story a ser indicada ao Oscar, e tem a tarefa de repetir o feito de “We Belong Together”, música de Toy Story 3 vencedora do prêmio de Melhor Canção Original em 2011.
I’m standing with you – Breakthrough
A música, interpretada por Chrissy Metz, conseguiu a única indicação para o filme de Roxann Dawson, que conta a história de superação de um jovem após um acidente.
Diane Warren, já nomeada onze vezes pelo Oscar, sendo esta sua terceira nomeação seguida, é a compositora da canção.
De acordo com o IndieWire, site que reúne informações sobre o universo musical, não há favoritos absolutos na corrida pelo prêmio esse ano: enquanto em 2019 era certo que os compositores de “Shallow” levassem a estatueta para casa, o Oscar de 2020 está dividido entre as músicas de Rocketman, de Frozen 2 e de Harriet, sem nenhuma favorita em específico entre essas.
Os vencedores do Oscar serão anunciados no dia 9 de fevereiro, em Los Angeles.