Já é tradição aqui no Audiograma: logo após a publicação das nossas listas de fim de ano, a gente faz uma pausa nos trabalhos para pensar na vida, tomar uma boa cerveja e aproveitar as festas de fim de ano com a família e amigos.
Da mesma forma, uma segunda tradição vem ganhando força nesse período: a de que o primeiro post publicado no ano seguinte deve ser um bom e velho resumão com o que andou acontecendo no meio musical enquanto a gente estava ausente. Por isso, vamos dar o pontapé inicial no ano de 2020 – super especial – para este site e fazer aquela atualização nas notícias.
Para começar, tivemos Rod Stewart – que completou 75 anos na última sexta-feira (10) – sendo preso pela polícia nos EUA após dar um soco em um segurança de uma festa. Outra notícia aleatória do período teve Liam Gallagher indo ao Twitter para dizer que vai abandonar a sua carreira solo – o que deve ser piada – porque recebeu uma ligação de seu irmão implorando pela volta do Oasis em 2022. Teve até anúncio de gravidez enquanto a gente estava de férias, com a Grimes revelando que espera o seu primeiro filho com Elon Musk, que terá que dividir a sua fortuna por mais um herdeiro.
Vários foram os anúncios de novidades: o BTS pegou todo mundo de surpresa e confirmou que o seu novo álbum de estúdio, Map Of The Soul: 7, chegará em fevereiro. Chad Smith, baterista do Red Hot Chili Peppers, aproveitou para revelar que a banda lançará um novo álbum em breve com o seu novo (velho) guitarrista John Frusciante. Quem também confirmou um novo álbum foi a família de Mac Miller, que anunciou o lançamento do póstumo Circles, que chega às plataformas de streaming na próxima sexta-feira (17). Enquanto o The XX divulgou que já trabalha em novas músicas, Ozzy Osbourne confirmou que Ordinary Man, álbum que estava previsto para janeiro, chegará às lojas e serviços digitais no dia 21 de fevereiro.
Pensa que acabou? O Pearl Jam também está criando expectativa em seus fãs. Ao que tudo indica, o aguardado novo álbum da banda chegará em breve. A banda publicou alguns teasers misteriosos em suas redes sociais e espalhou imagens por diversas partes do mundo que nos levam a crer que o registro vai, enfim, ser lançado. Quem também tá brincando com o coração dos fãs é a Hayley Williams já que, desde o fim do ano, a vocalista do Paramore está sendo ligada a um novo projeto musical e o trabalho solo já teria até nome. Outra banda que atiçou os fãs foi o System Of A Down e tudo por conta de uma simples foto. Através de suas redes oficiais, o quarteto divulgou um registro que seria o making-of da produção de novas fotos promocionais da banda. Nada demais para alguns, mas vários fãs lembraram que a banda vem fazendo shows nos últimos anos e não produzia nada do tipo. Daí para teorias sobre novas músicas foi um pulo, não é mesmo?
O ano começou movimentado para Justin Bieber: o músico soltou single novo, confirmou que tem novo álbum e turnê vindo por aí, criou um controverso manual para os fãs ajudarem a música a chegar ao #1 e ainda revelou que foi diagnosticado com a Doença de Lyme. Por sua vez, é impossível não lembrar de Selena Gomez que, em meio a essas notícias envolvendo o seu ex-namorado, lançou o seu aguardado novo álbum, Rare. Entre as novidades lançadas, Emicida lançou um livro para celebrar os dez anos de sua primeira mixtape e Michael Stipe (R.E.M.) resolveu soltar mais um single solo.
Após ser diagnosticado com um câncer na garganta, Dave Mustaine e o seu Megadeth estão de volta. O vocalista e guitarrista finalizou o seu tratamento contra a doença em outubro e, após um período de recuperação, está pronto para retomar as atividades da banda, que cairá na estrada durante o ano com a turnê Killing Road. Outra volta comentada nos últimos meses foi a do My Chemical Romance e a banda já colheu os primeiros frutos dessa reunião: o primeiro show cujos ingressos se esgotaram rapidamente gerou uma renda de quase Us$ 1.5 milhão. Tá bom para você? E já que o assunto é dinheiro, vale ressaltar que nomes como Metallica, Elton John, Nick Cave, P!nk e Leonardo Di Caprio foram alguns dos que doaram quantias para auxílio ao combate aos incêndios devastadores na Austrália.
Vamos falar de festivais? Alguns lineups foram revelados nas últimas semanas. Para começar, o Bonaroo confirmou nomes como Tool, Lizzo, Tame Impala, Miley Cyrus, Lana Del Rey e Vampire Weekend em sua próxima edição, que acontece entre os dias 12 e 14 de junho. Já o Coachella colocou em sua seleção de atrações para 2020 nomes como Rage Against The Machine, Travis Scott, Frank Ocean e Thom Yorke, além das brasileiras Anitta e Pabllo Vittar, que se apresentam no segundo dia do festival que acontece em abril.
No Brasil, o Coolritiba revelou as atrações de sua próxima edição, que acontece no dia 16 de maio. Nomes como Ben Harper & The Innocent Criminals, Elza Soares, Melim, Lulu Santos e Duda Beat estarão no evento que movimentará a capital paranaense. No mesmo dia, BH recebe mais uma edição do Breve Festival com shows de Ney Matogrosso, Pitty, Orishas e O Grande Encontro.
No mundo das premiações, a iHeart Radio divulgou todos os indicados ao seu Music Awards, cuja cerimônia acontece no fim de março. Por sua vez, o Grammy anunciou um tributo especial ao Prince com direito a participações de Alicia Keys, Beck, John Legend, Chris Martin (Coldplay) e Mavis Staples, entre outros convidados.
Antes de encerrar, não podemos ficar sem prestar a nossa homenagem ao grande Neil Peart, baterista do Rush, cuja morte foi revelada pela banda na última sexta-feira (10). O músico canadense, conhecido por sua agilidade, proficiência e energia, faleceu aos 67 anos após uma luta contra um câncer no cérebro que durou os últimos três anos. Neil influenciou gerações com sua técnica e estilo, se tornando referência para muitos nomes famosos no instrumento, casos de Lars Ulrich, Dave Grohl e do brasileiro Charles Gavin.