Em maio de 2013, o Daft Punk lançou o que pra mim é um dos melhores e mais criativos discos da última década: o Random Access Memories. O álbum vale a ouvida por apresentar novas empreitadas sonoras do duo formado por Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Cristo, e merece sempre ser celebrado.
Porém, nesse texto resolvi lembrar de outra questão relacionada ao álbum, e que até mesmo eu não lembrava: a série de minidocumentários/entrevistas feita pelo The Creators Project (uma iniciativa parceira entre VICE e Intel que reúne jovens que são apaixonados por criatividade e tecnologia). Os entrevistados: os grandes colaboradores de Random Access Memories.
A série possui oito episódios (todos disponíveis no Youtube com legenda), e nela é possível conferir Giorgio Moroder, Todd Edwards, Nile Rodgers, Pharrell Williams, Panda Bear, Chilly Gonzales, DJ Falcon e Paul Williams falando não apenas sobre como foi colaborar com o Daft Punk em Random Access Memories, mas também sobre música de uma forma geral. Nesse sentido, resolvi falar (sem muitos spoilers, claro), sobre as conversas que mais me impressionaram, comentando rapidamente os tópicos abordados, e avisar: mesmo que você não goste de Daft Punk, vale a pena assistir a série The Collaborators.
Giorgio Moroder
O primeiro episódio da série produzida pelo The Creators Project sobre os colaboradores de Random Access Memories é também o mais fascinante; nele, o entrevistado é ninguém mais ninguém menos que Giorgio Moroder, figura fundamental na história da música e para o crescimento da música eletrônica. Ao longo de dez minutos, Giorgio conta como ele conheceu os sintetizadores, como ele enxerga a música eletrônica e claro: fala o que acha sobre o Daft Punk.
Nile Rodgers
O lendário guitarrista nova-iorquino Nile Rodgers, responsável pelos arranjos nos dois grandes sucessos comerciais de RAM, “Get Lucky” e “Lose Yourself to Dance” é o terceiro entrevistado da série. Nele, Nile fala sobre os tempos de CHIC, como ele consegue contribuir de forma única com cada artista que o convida, e também sobre a importância de se reinventar no mundo da música.
Panda Bear
O líder da banda Animal Collective é o entrevistado do Episódio 5 de The Collaborators, uma das mais curiosas da série. Nele, Panda Bear fala sobre como a música transforma a sua personalidade e como ele imerge nas suas experiências sonoras. Além disso, o músico também cita semelhanças dele mesmo com o Daft Punk, e como foi importante participar de RAM tendo o duo como uma de suas inspirações.
Paul Williams
A série se encerra na conversa com o cantor e compositor Paul Williams, mítico cantor norte-americano. No bate-papo, Paul ilustra como uma canção pode ilustrar o íntimo de um artista, e como isso ocorreu em sua participação na faixa “Touch”, de Random Access Memories. Uma experiência literalmente tocante.
Random Access Memories é uma homenagem à música
Os oito episódios de The Collaborators confirmam o status de tributo que Random Access Memories alcançou; ao reunir grandes nomes da música não apenas nas 13 faixas do álbum, mas também indo além e ouvindo o que eles tem a dizer, só torna o álbum lançado em 2013 ainda mais especial. Com Random Access Memories, o Daft Punk construiu o seu legado respeitando os legados de outros artistas e da própria música como um todo.
Para conferir a série com legendas pelo Youtube, é só clicar aqui. Você também pode escutar as entrevistas pelo Spotify: