Tem alerta de festival novo na área: a Time For Fun anunciou nesta quarta-feira (11) mais um evento para o nosso movimentado calendário de shows.
Com curadoria feita pela Popload, o GRLS! tem como objetivo reconhecer, valorizar, transformar e celebrar o papel das mulheres na cultura. Marcado para os dias 07 e 08 de março, no Memorial da América Latina, a primeira edição do festival contará com palestras, oficinas, rodas de conversa e muita música.
“Pensamos em um festival feito por mulheres e não-binários, mas que crie uma discussão para todos os gêneros. Queremos fazer pensar, refletir e também conectar todas as pessoas. A mulher sempre tem que se esforçar mais, se impor mais e conquistar mais para ser respeitada. Temos muitas mulheres fortes em todos os setores da indústria da música, tanto no palco como atrás dele, fazendo tudo acontecer. Queremos amplificar essas vozes e ser um marco neste sentido. Celebrar tudo o que já foi conquistado e abrir caminho para o que ainda precisamos melhorar, criar e conquistar”, afirma Paola Wescher, diretora artística da T4F e sócia da Popload.
Com tudo isso em mente, o GRLS! tem como objetivo criar um ambiente onde as pessoas possam se conectar, dialogar e, claro, ouvir boa música. Uma das principais ações do festival será contar com uma escalação 100% composta por artistas mulheres, internacionais e nacionais, representando vários estilos musicais como pop, MPB, indie, R&B e hip-hop.
No entanto, o projeto vai além ao proporcionar o diálogo através do Talks, um espaço dedicado a palestras, oficinas e muita conversa, com a pretensão de fazer com que as discussões geradas dentro de GRLS! se amplifiquem para outros espaços e outros grupos de pessoas. O espaço contará com a curadoria de Isis Vergílio, colunista do site da revista Marie Claire e produtora da filósofa Djamila Ribeiro, e de Renata Simões, diretora, repórter e mediadora em debates.
Para conhecer a realidade de quem trabalha efetivamente em prol das mulheres, GRLS! também contará com a presença de coletivos que englobam todas as causas relevantes do universo feminino ao quebrar barreiras e defender a representatividade.
Vale ressaltar a necessidade de se abrir a discussão de forma efetiva sobre o espaço ocupado pela mulher na indústria musical e do entretenimento. Ainda que exista uma sensação de que as mulheres estão conquistando o seu lugar ao sol, os números deixam claro os desafios que ainda precisam ser enfrentados.
Para se ter uma ideia, um levantamento feito pela BBC Reality Check e União Brasileira de Compositores aponta que 87% das escalações de festivais são compostas por homens. Neste cenário, os cachês das artistas mulheres são 28% menores e essa diferença aumenta com a idade. Essa desigualdade não é restrita ao palco, já que o ambiente musical acaba sendo dominado por homens em diferentes esferas.
De acordo com dados publicados pela Official Charts Company, cerca de 83% dos artistas mais populares da música no ano passado foram homens e apenas 12% das 600 músicas mais populares do mundo foram feitas por mulheres. E quando pensamos em produtores, a disparidade é ainda maior: a proporção de produtores homens para mulheres nas 400 músicas mais populares de 2018 foi de 47 homens para 1 mulher. Segundo dados da União Brasileira de Compositores, no Brasil os homens ainda detêm 90% do valor total distribuído e as mulheres ganham em média 28% a menos. Em 2017, entre os 100 artistas que mais faturaram apenas 17 eram mulheres.
Uma campanha internacional iniciada pela PRS Foundation (fundação inglesa que apoia e financia novos talentos musicais pelo Reino Unido) desafiou festivais do mundo todo a igualarem suas escalações em 50/50 até 2022. Até o momento, 45 festivais já toparam o desafio. E em 2019, o espanhol Primavera Sound se tornou o primeiro grande festival a cumprir a promessa!
As informações sobre os ingressos e o lineup completo do GRLS! serão divulgadas em breve. O que se sabe até o momento é que o público poderá adquirir ingressos de forma separada para palestras e workshops, para os shows e em um combo que engloba todas as atividades.
Fique ligado no GRLS! através de seus canais oficiais: