O ano vai chegando ao fim, mas as novidades musicais não param de pipocar. Por isso, separamos uma listinha com quatro lançamentos que aconteceram nos últimos dias aqui no Brasil.
Para começar, a Larissa Conforto segue mostrando singles de Gratitrevas, o primeiro EP de seu projeto solo ÀIYÉ. A faixa escolhida desta vez é “Terreiro”, que ganhou as plataformas digitais na última sexta-feira (06).
Originalmente escrita em espanhol, a canção tem uma forte ligação com a umbanda, religião de Larissa. “Terreiro é a casa que recebe a luz, é o espaço sagrado onde dançam nossos ancestrais, lugar de cura, de memória, resistência e celebração. Eu quis trazer essa atmosfera guiada pelo toque do tambor pra uma perspectiva futurista, e foi com elementos de música eletrônica mesclados com samples de atabaques e claves latino americanas, pra lembrar que a nossa cultura é uma só, e é a da mistura, da diversidade, do sincretismo e do respeito”, afirma a artista.
Gravado entre Brasil e Portugal, Gratitrevas é uma espécie de renascimento da artista após o fim da banda Ventre, da qual Larissa fez parte durante seis anos e que realizou o último show no palco do Lollapalooza, em 2017. Transformando dores e exaltando curas, o disco terá oito faixas e será lançado no primeiro semestre de 2020 pela Balaclava Records.
Após chamar atenção com uma série de singles, a cantora carioca Julieta Brandão reúne as quatro canções já reveladas em seu novo EP, intitulado Meeiro. A artista entrega canções realizadas ao lado de parceiros de longa data em uma interpretação que dilui as fronteiras entre a música brasileira e a latina. O lançamento chega também com um clipe para a faixa “Hueco de Paz”.
Essas canções apontam um ponto de virada na carreira de Julieta Brandão, que é cantora profissional há mais de 10 anos. Após se dedicar ao samba e à música regional, que geraram o álbum Viramundo (2016), ela busca um caminho estético diferente no novo trabalho. “O ‘Viramundo’ era um disco regional, com arranjos elaborados de choro, samba e forró. Nesse EP a gente buscou uma linguagem mais minimalista, experimental. A ideia foi trazer novas estéticas a partir de compositores da cena carioca”, explica Brandão.
Meeiro conta com a produção de Arthus Fochi e chega às plataformas digitais através da gravadora Cantores del Mundo.
Pulsante e irônico, intenso e satírico. Essa é uma boa descrição para o EP Tira-Gosto, lançamento da banda Meu Funeral. Com quatro faixas, o registro e um bom retrato de 2019: um caos ao qual somente sobreviveremos com irreverência.
O trio entrega seu segundo EP embalado por referências do hardcore, punk e ska, mas incorporando também reflexos da música pop nacional – de Papatinho a Baco Exu do Blues, de Anitta a Emicida. Essa mescla de sonoridades já está disponível para streaming nas principais plataformas.
Todas as canções são assinadas pelo vocalista Lucas Araújo. Jorge Guerreiro realizou a gravação, mixagem e masterização, além da co-produção ao lado da banda. A exceção é para o single “Queimando a mufa”, que foi masterizado por Joe LaPorta (Beatles, David Bowie, Foo Fighters, Against Me) em Nova York.
Após lançar dois álbuns e uma série de singles de forma independente, o cantor e compositor carioca Thiago Genthil estreia pelo selo Midas Music com a novidade “Um Pouco Mais de Sim”.
A faixa, que caminha entre a MPB, o folk e o pop, fala sobre a busca de amores em meio às distâncias físicas e sentimentais das metrópoles. “Essa canção nasceu da necessidade de se permitir e estar presente pra viver o amor e a parceria em meio à correria das grandes cidades. As melhores coisas da vida fazem mais sentido quando estamos lado a lado das pessoas que amamos e com quem gostamos de estar”, conta o artista, que escreveu a canção enquanto ficava entre Rio e São Paulo e longe de quem ama.
Cantor, ator, compositor e multi-instrumentista, Genthil experimenta os limites da música brasileira em suas canções e shows. Utilizando seus talentos de modo versátil em diversos modos de arte, ele se prepara para lançar seu novo trabalho no começo do ano que vem.
“Um Pouco Mais de Sim” foi produzida pelo experiente Rodrigo Castanho, vencedor de 5 Grammys, com Andherson Niko Miguez e co-produção do próprio artista.