O Foster The People trabalha com a possibilidade de aposentar o seu maior hit na carreira.
Uma das músicas que marcaram esta década, “Pumped Up Kicks” e o seu refrão grudento podem estar com os dias contados nas apresentações da banda. É que a música acabou se transformando em um hino para defensores das armas, chegando a ser citada por atiradores em tragédias recentes, inclusive no Brasil.
Em conversa com a Billboard, Mark Foster falou sobre a faixa e toda essa questão. “Eu não posso pedir para que outras pessoas não toquem essa música, mas o público fez dela o que ela é – e se a canção se tornou outro símbolo para algo, eu não posso controlar isso. Mas eu posso controlar o meu envolvimento com isso”, afirmou. “Eu escrevi essa canção em oito horas, e para mim não foi necessariamente mais especial do que qualquer outra música. O que fez dessa canção algo especial foi o público, e o fato de que as pessoas acharam que ela era especial, e que ela se conectou com as pessoas e criou uma discussão. E eu fico feliz pela discussão ter sido criada. Mas agora estou seriamente pensando em aposentar essa música para sempre”, completou o músico.
Para quem não sabe, a faixa aborda o ponto de vista de um adolescente com problemas de saúde mental e, de acordo com o vocalista, o objetivo era repudiar a violência com armas. No entanto, a interpretação acabou fazendo com que ela virasse uma “ode a atiradores”, como aconteceu neste ano na cidade de Suzano, em São Paulo.
“Tiroteios continuaram acontecendo e eu sinto que há muitas pessoas que foram tocadas, pessoalmente ou indiretamente, por um tiroteio em massa nesse país – e essa música se tornou praticamente um gatilho de algo doloroso que elas possam ter vivido. E não é para isso que eu faço música. Às vezes eu faço música para trazer consciência a certos temas, mas eu faço música para me conectar com as pessoas, e eu sinto que a consciência que essa música trouxe e a discussão que ela trouxe, tudo isso já foi feito. Ainda estamos falando sobre ela 10 anos depois. Ainda é assunto”, comentou Mark. “E eu vou te dizer, aquele jovem… qual era o nome dele, o atirador da Flórida? Nikolas Cruz. Eu li os diários dele, e ele falou com um jornalista e disse, ‘Ouça Pumped Up Kicks’. E teve um tiroteio no Brasil onde o atirador fez de ‘Pumped Up Kicks’ seu hino”, lamentou o músico.
Lançada em 2011 como parte do álbum de estreia do Foster The People, Torches, a canção é uma das mais ouvidas do grupo até hoje nas plataformas de streaming. No YouTube, o seu clipe conta com quase 600 milhões de visualizações.