Você que ouve música diariamente – assim como a gente – e buscava uma “desculpa” para isso, ela acabou de chegar!
Uma pesquisa encomendada pela Deezer e divulgada neste mês pela Kerrang! afirma que ouvir pelo menos 78 minutos de música por dia pode ajudar na busca por uma vida saudável. Segundo o estudo, ouvir em média 11 minutos de música por dia já são suficientes para sentir os seus benefícios iniciais, assim como apenas cinco podem contribuir com a sua felicidade.
Apesar disso, o grande destaque da pesquisa é a elaboração de uma receita ideal para se obter todos os benefícios que a música pode trazer ao seu dia a dia. Da mesma forma que em uma dieta, é necessário ouvir pelo menos cinco tipos de canções ao longo do dia: músicas edificantes, relaxantes, tristes, motivadores e energizantes.
Essa receita consiste em ouvir 14 minutos de músicas edificantes para se sentir feliz; 16 minutos de músicas tranquilas para se sentir relaxado; outros 16 minutos de músicas tristes para lidar com as angústias; 15 minutos de músicas motivadoras para se concentrar e, por fim, 17 minutos de músicas energizantes para ajudar a controlar a raiva.
“Existem certas propriedades da música que afetam a mente e o corpo. Dedicar tempo todos os dias para ouvir música que desencadeia emoções diferentes pode ter um impacto extremamente benéfico no nosso bem-estar”, revela Lyz Cooper, da Academia Britânica de Terapia do Som. “Ouvir músicas felizes aumenta o fluxo sanguíneo para áreas do cérebro associadas à recompensa e diminui o fluxo para a amígdala, a parte do cérebro associada ao medo”, acrescentou.
Alguns exemplos de músicas felizes incluem “Sing”, de Ed Sheeran; “Dancing Queen”, do Abba; e obviamente, “Happy”, do Pharrell Williams. Para controlar a raiva, algumas dicas são “Highway To Hell”, do AC/DC, além de músicas do Rammstein e do Metallica.
Os pesquisadores analisaram os hábitos de audição de 7500 pessoas durante o estudo, além das formas como a música afeta o seu bem-estar físico e mental.