Se encaixar em determinados nichos musicais não é para todo mundo e o Deftones já passou por essa dificuldade na carreira.
Na nova edição da revista Kerrang!, que será lançada no Reino Unido na próxima quarta-feira (27), o vocalista Chino Moreno conversa sobre o assunto com Lauren Mayberry, vocalista do CHVRCHES. Recentemente, as duas bandas se envolveram em uma polêmica por conta de críticas à causa da presença da banda de indie/pop no Dia de Los Deftones, festival criado pela banda de Chino e que acontece desde o ano passado em San Diego.
Durante a conversa, Lauren fala sobre a dificuldade que a sua banda sempre enfrenta para entender qual seria o seu “nicho” nos festivais, já que eles transitavam por eventos de vários estilos. Foi nesse ponto que Chino afirmou que o mesmo acontecia com o Deftones no início da carreira.
“Nós lidamos com a mesma coisa, especialmente no começo. Nós nunca nos encaixamos no mundo do metal. Dava pra fazer shows com eles, mas nós nunca… enfim. Eu sempre achei que era legal como a gente poderia se misturar com qualquer coisa e fazer aquilo funcionar. Isso ajudou a longevidade da nossa banda também, porque nós nunca fomos uma coisa só”, revelou Moreno.
Durante o papo, Lauren falou também sobre a época em que conheceu o trabalho do Deftones. “Foi isso que me empolgou quando eu descobri suas músicas. Elas tinham esses dois lados. Poderia falar com pessoas de diferentes sensibilidades”, afirmou. A cantora falou também sobre a sua construção musical na adolescência. “As pessoas diziam, ‘Você não pode ouvir isso’. E aí eu pensava, ‘Eu não sabia! Ninguém me avisou!’ Eu ficou feliz por ter encontrado uma saída para isso, porque eu acho que um senso de identidade e comunidade é importante nessa idade, mas é uma maneira triste de viver”, revelou.
Chino aproveitou para ressaltar que, com o passar do tempo, passou a ouvir coisas de vários gêneros. “Você não deveria se comprometer, especialmente nessa idade onde há tanto a se explorar. Se você só seguir uma coisa por muito tempo você não está se permitindo experimentá-la. Em todos os gêneros há coisas boas e ruins. Em qualquer gênero eu consigo encontrar coisas boas hoje em dia – até mesmo na música country”, comentou.
No momento, o Deftones trabalha naquele que será o seu nono registro de estúdio. De acordo com Chino Moreno, o sucessor de Gore (2016) chegará em 2020. Ainda sem qualquer informação revelada, a previsão é de que o registro chegue na parte final do ano.
Por sua vez, o CHVRCHES está na parte final da turnê de promoção do álbum Love Is Dead, lançado pelo trio escocês no ano passado. Até o momento, não existe previsão de lançamento de um novo trabalho de estúdio.