Ofertório, turnê de Caetano Veloso e seus filhos, Moreno, Zeca e Tom, desembarcou em Belo Horizonte na última sexta, 05 de outubro, para um show emocionante.
O espetáculo que rendeu contou com canções clássicas da carreira do cantor, interpretada pelo próprio e seus filhos, além de inéditas compostas junto a seus filhos e uma bela versão de “O Seu Amor”, composta por Gilberto Gil.
O concerto traz um show à parte na cenografia e iluminação. O design de palco assinado pelo colaborador de longa data de Caetano, o cenógrafo carioca Hélio Eichbauer (1941 – 2018), evoca em cores a atmosfera intimista e despretensiosa do show, tendo a enigmática orbe que ilustra o álbum homônimo à turnê em seu centro, reminescente a obra “Red Sun and Ship” do russo Kandinsky.

Ofertório explora em intensidade máxima e de forma fraterna o imaginário que o Brasil construiu acerca dos Veloso, revelando em diálogos familiares a potência envolta as lendas de Santo Amaro e a simplicidade por trás das canções que fazem parte da história da música popular brasileira.
“How beautiful, Lula Livre!” disse Caetano, após o coro “Lula Livre!”, encerrando um espetáculo que se faz mais que necessário na época em que artistas são vilões nacionais impulsionados pelo proto fascismo vigente.
O show de Ofertório segue agora para Salvador, com todas as datas esgotadas na capital baiana. A turnê de Caetano e seus filhos retorna ao sudeste em novembro, para shows em São Paulo e Rio de Janeiro.
Veja mais fotos do show, feitas pela Bárbara Silva.