O Rock in Rio atraiu milhares de pessoas para o Rio de Janeiro, nos últimos finais de semana. Em breve, o Lollapalooza vai levar uma multidão para São Paulo e reunir mais uma turma que gosta de “maratonar shows” de diferentes estilos musicais.
Apesar de todos estarem nos festivais com um objetivo em comum, que é apreciar boa música, muitas vezes uma certa minoria insiste em atrapalhar a experiência do coleguinha com atitudes nem um pouco interessantes. Pensando nisso, separamos algumas regrinhas básicas para que você evite confusões nos shows e curta sua banda favorita sem estresse.
# Ingresso na mão (ou no pulso), por favor!
Não deixe para procurar seus ingressos quando estiver próximo à entrada. Isso atrasa as filas e deixa todo mundo que está atrás de você ainda mais ansioso para entrar. Se o festival exige algum tipo de documento na entrada, já esteja com ele em mãos antes de chegar na roleta.
# Quer grade? Chegue cedo!
Se você quer assistir aos shows bem de pertinho, chegue cedo. Não banque o esperto que chega em cima da hora e sai atropelando e empurrando todo mundo que está na frente para poder ficar na grade. Lembre-se que as pessoas que estão na frente chegaram primeiro que você.
# Deixe o povo sair antes de se sentar no chão
Não sente no chão da pista logo que acabar um show. A gente entende que você pode estar cansado, chegou cedo e quer descansar nesse intervalo, mas espere alguns minutos antes de fazer isso para que os que pretendem sair daquele espaço possam se locomover sem lesionar ninguém.
# Bebida na mão? Tenha mais cuidado!
Por mais que você goste de alguma bebida, ninguém quer levar aquele banho de cerveja num festival só porque você quer passar. Se precisa ir a algum lugar, vá com calma. A pressa não vai contribuir a seu favor e você provavelmente vai causar desconforto em algumas das milhares de pessoas que estão ao seu redor.
# Use o seu cartaz com moderação
Sabe aquele cartaz que você quer mostrar para o seu ídolo? Ao levantá-lo, você atrapalha a visão de todos que estão atrás de você. Então, evite ficar com ele erguido todo o tempo possível. Escolha o melhor momento para fazer isso, até porque, as chances de seu ídolo ler ou entender o que está escrito nele são mínimas.
# Subir no ombro de alguém atrapalha o coleguinha
A gente sabe que dá vontade de subir no ombro de quem está do seu lado para conseguir ver o show. O problema é que isso acaba prejudicando quem está atrás de você. Já é difícil acompanhar o que acontece no palco quando tem muita gente na sua frente, então evite essa prática. Lembre-se que essa atitude pode ser vista pelos outros como egoísmo.
# Não fume no meio das pessoas
A gente sabe que fumar em local aberto não é proibido e que você é livre para fazer o que quiser, mas lá vai um pedido: evite fumar no meio da muvuca. Além de correr o risco de queimar alguém, é certo que alguém próximo a você não será um fumante. Sem contar aqueles que podem ser alérgicos a fumaça de cigarro. Tente segurar um pouco, fumar em um local mais adequado. Vai ser bom para todo mundo!
# Não precisa filmar o show inteiro, tá?
Sabemos que filmar um trecho do show virou hábito, ainda mais com as transmissões ao vivo que as redes sociais permitem. Quando é um trecho até vai, mas tem pessoas que estão filmando shows completos com seus smartphones e, convenhamos, não é necessário, né? Lembre-se que a parte dos festivais são transmitidos pela TV ou Internet e com qualidade HD. Isso sem contar que você está deixando de aproveitar um show que pode ser maravilhoso só para ficar filmando. Isso vale a pena ou o valor gasto no ingresso?
# Não fure a fila!
Não fure fila quando quiser se divertir nos brinquedos ou ativações. Respeite quem está na espera por aquilo e quer aproveitar da mesma forma que você. Se fizer tanta questão de ir em determinado ponto do festival, se programe e chegue com antecedência.
# Respeite o próximo!
É complicado quando a gente ainda se sente obrigado a lembrar certas coisas que nem deveriam ser ditas, mas é isso: respeite quem está curtindo o festival a você. Não seja a pessoa babaca que assedia, não trate mal quem está ali trabalhando, respeite o espaço do outro e, principalmente, as diferenças entre os seres. Tenha em mente que todo mundo está ali pelo mesmo objetivo: ser feliz durante aquele dia ou fim de semana, ok?