Com uma presença de palco de tirar o fôlego, Alice Caymmi abriu a programação musical da 14ª edição da Aldeia Sesc Guajajara de Artes em São Luís (MA), e apresentou um show pulsante e cheio de personalidade. Com quatro álbuns no currículo, a carioca mostrou porque o “sobrenome de peso” não a define. E que bom que não, ela traçou seu próprio caminho com uma potência vocal e originalidade artística para poucos, e na noite do último sábado (5), deve ter surpreendido os mais caretas ou os que pararam no festival para conhecer o som da “neta do Dorival Caymmi”. Ela inclusive comentou em tom de brincadeira, o quanto era diferente da família.
Em sua primeira apresentação na cidade, a artista deixou seu último trabalho de lado, o Electra (2019), e trouxe um repertório mais pop e leve, mesclando músicas principalmente do Alice (2018), com o Rainha dos Raios (2014) e Alice Caymmi (2012), em uma hora e meia de carisma e energia acompanhada dos músicos Felipe Castro e Lucas de Paiva.
“Meu Recado“, “Vin“, “Estação“, “Sozinha“, “Iansã“, “Tudo Que For Leve” e covers de Rihanna e Ludmilla marcaram presença na setlist, em uma mistura de gêneros que levantou todo mundo. Alice interagiu no intervalo de cada música, elogiou a alegria do público e até bebeu uma garrafa de São Braz presenteada por um dos fãs da plateia, vinho digamos que…tradicional de São Luís.
Em um dos momentos mais animados do show, depois de cantar de forma enfática “Eu Te Avisei”, ela não deixou de alfinetar os eleitores do atual presidente do país, em ironia ao título da canção. Depois seguiu com “Problema Seu”, hit da Pabllo Vittar, que é de sua autoria. Também foi incrível ouvir sua versão de “Juízo Final“. Ecoar “O sol há de brilhar mais uma vez/A luz há de chegar aos corações” é sempre revigorante, principalmente nos tempos atuais. E falando em covers, Alice mostrou toda sua força vocal cantando “I Will Always Love You”, em um momento digno de levantar a mãozinha e gritar “Que hino!”.
Foi uma dose de ânimo em forma de show. A artista estava em êxtase, junto com o público, e não queria nem se despedir. Voltou duas vezes após deixar os palcos para cantar, agradeceu a recepção e afirmou: “noites como essa me fazem lembrar porque eu faço o que faço”. Agora só nos resta ficar na torcida e não precisar esperar muito para vê-la em solos maranhenses novamente.
A Aldeia Sesc Guajajara de Artes é um projeto que engloba diversas áreas artísticas, da dança a música, fomentando a cultura na cidade de São Luís por vários dias. Na noite de encerramento, marcada para a próxima sexta-feira (11), o festival recebe ainda a paulista Mc Tha, que vai apresentar o show do seu primeiro álbum, Rito de Passá.