Um dos nomes cultuados dentro do rock alternativo, o cantor norte-americano Daniel Johnston morreu aos 58 anos.
A notícia foi revelada na última quarta-feira (11) pelo jornal The Austin Chronicle e logo se espalhou mundialmente. De acordo com a matéria publicada pelo jornal, a confirmação da morte veio de seu empresário, Jeff Tartakov, que revelou que Johnston sofreu um ataque cardíaco na noite de terça-feira (10).
O nome de Daniel Johnston começou a ser ouvido no começo dos anos 80, graças as gravações caseiras que ele distribuía pelas ruas de Austin, no Texas. Uma dessas gravações era o álbum Hi, How Are You, lançado em 1983 e adorado por nomes como Wilco, Beck e Kurt Cobain, que chegou a usar diversas vezes uma camiseta com a capa do álbum. Outro fato interessante sobre o álbum é que o músico criou um mural em Austin com a capa do álbum que, anos mais tarde, se tornou oficialmente um ponto turístico cultural da cidade.
Após lançar o álbum Fun (1994), Johnston passou anos afastado da música. O músico sofria de transtorno bipolar e esquizofrenia, tendo sido internado diversas vezes em hospitais psiquiátricos durante esse período. A sua condição só foi revelada publicamente já em 2005, com o lançamento do documentário The Devil and Daniel Johnston, que detalhou as suas internações em clínicas de saúde mental, surtos que o levaram a desligar um avião monomotor que era pilotado por seu pai em pleno voo e todo o pavor de demônios que ele passou a lidar após a sua primeira experiência com LSD. Em certa época, Daniel recusou um contrato com a Elektra por acreditar que o Metallica, um dos contratados da gravadora, era satanista e que os integrantes o queriam morto.
De acordo com o seu irmão e empresário, Dick Johnston, Daniel passou a viver de forma reclusa e introspectiva nos últimos anos. Recentemente, o músico enfrentava um problema relacionado aos rins, que o fez frequentar bastante os hospitais. Apesar disso, o irmão revelou à AFP que a morte pegou todos de surpresa. “Ontem ele estava bem de espírito. Seus tornozelos estavam inchados, mas ele parecia e se sentia muito bem”, revelou Dick.
Com mais de vinte trabalhos lançados entre álbuns e coletâneas, o trabalho musical mais recente de Daniel Johnston era a coletânea Space Ducks, que servia de trilha sonora para a comic book de mesmo nome lançada por ele em 2012.