A sensação que tive ouvindo o novo EP, Alivio, da cantora Bruna Caram foi libertador. E realmente me deu um alívio proposto em seu título.
Antigamente, trabalhava na redação de um jornal e tinha uma moça que sempre me ligava para dar dicas musicais. Era engraçado porque eu nunca tinha a visto antes e ela era uma leitora apaixonada pela parte de entretenimento. Em uma dessas ligações, ela me indicou a Bruna e, lógico, me apaixonei logo que ouvi.
A Bruna tem uma voz autêntica e ao mesmo tempo bem expressiva, viciante de ouvir. Isso fica claro em seu novo EP, pelo qual eu tenho gratidão. Ele representa bem o Brasil, é um EP delicioso de ouvir e que te deixa livre para ter vários sentimentos. Você não fica só em uma sensação, tendo a possibilidade de ter cada música te fazendo sentir algo diferente.
Sinto que a cantora sempre me surpreende de alguma forma, e digo isso positivamente. No atual momento que vivemos no Brasil, ela presentou a gente com sua obra e, se você tem um amigo(a) de outro país ou alguém querendo saber mais sobre o Brasil, fica a boa dica.
Junto com o EP, chegou o clipe de um de seus singles, “Certas Canções”. O vídeo foi construído a partir de algumas imagens gravadas em dois momentos: em 2013, no Parque da Água Branca, e em 2019, no Edifício Martinelli. Em ambos, Bruna encarna uma bailarina e as imagens foram gravadas em película 8mm. “Criamos esse vídeo para homenagear o primeiro cinema, os primeiros filmes feitos pelo Lumiere, de onde tiramos a referência da Serpentine Dance”, conta Bruna. “A ideia tem tudo a ver com a letra da música, que fala sobre como a arte alheia nos move, toca e inspira”, completa.
“Certas Canções”, originalmente de Milton Nascimento, teve produção de André Moraes, enquanto o clipe contou com a direção da cineasta e artista visual Fernanda Pessoa. “Esse trabalho juntou minha paixão pelas imagens de arquivo e pelo chamado ‘cinema de atrações’ com a paixão da Bruna pela dança”, explica Fernanda completando que em 2013 havia convidado a cantora para fazer um filme experimental inspirado pelos filmes de Loie Fuller, feitos na década de 1890. “O material ficou parado atá agora, quando ouvimos a música, decidimos usar o material para finalizar um clipe em homenagem a obras artísticas que nos inspiram e emocionam”, finaliza a cineasta.
O EP Alivio é o quinto disco da carreira de Bruna Caram. Após o lançamento, ela dará início a sua turnê de divulgação pelo Brasil. E como estou apaixonada por esse novo trabalho, estou ansiosamente esperando uma data para o show de São Paulo.
Tenho uma admiração gigante pela cantora. Ela é expressiva musicalmente e vai lá no fundo da sua alma com as canções que nos presenteia. E como uma boa fã, indico mil vezes para vocês acompanharem o trabalho da Bruna e, aproveitando a deixa, no próximo sábado (07) tem entrevista com ela lá no meu site, Maah Music. Portanto, se gostou da dica, não deixe de passar por lá!