Um último álbum de inéditas do Soundgarden com Chris Cornell enfrenta um processo “bem cansativo” para ser lançado.
Em uma entrevista ao Music Radar, o guitarrista Kim Thayil falou um pouco sobre os últimos momentos da banda ao lado de seu vocalista e, entre os momentos, estão algumas composições para o sucessor de King Animal.
De acordo com o músico, a banda busca os direitos de uso das demos gravadas por Chris Cornell para conseguirem finalizar o álbum. “Apesar de serem apenas demos, a qualidade é muito boa”, revelou Thayil. Perguntado sobre o material, Kim afirmou que o material mescla momentos bem pesados com um pouco de psicodelia, baladas e algumas letras bem tristes.
Ao que tudo indica, o registro seria uma forma do guitarrista, o baixista Ben Shepherd e o baterista Matt Cameron prestarem uma homenagem ao vocalista. Algo na mesma linha do que fez o The Cranberries, que lançou neste ano o álbum In The End, em memória da vocalista Dolores O’Riordan. O material foi gravado pela banda em um estúdio caseiro e, segundo o guitarrista, a ideia de utilizar os registros surgiu há dois anos, mas está “engavetada” por conta da ausência dos originais gravados. “Nós temos cópias, mas precisamos dos arquivos originais para conseguir completar as faixas e terminar o álbum”, afirmou.
Ainda que não tenha revelado quem está com os originais, o músico ressaltou que o processo de adquirir os direitos de utilização das gravações feitas por Chris Cornell tem sido cansativo. “Já pedimos de forma gentil e explicamos que todos os envolvidos se beneficiarão”, contou. Apesar disso, Thayil deixa no ar que parece ser “uma grande confusão sobre o que tudo isso implica, como funciona e quem vai se beneficiar”.
Registro de estúdio mais recente do Soundgarden, King Animal foi lançado em 2012. Nesta sexta-feira (26), a banda lança o álbum ao vivo Live From the Artists Den, com material gravado durante uma apresentação em 2013.