Desde For Emma, Forever Ago (2007), Justin Vernon ganhou notoriedade à frente da banda de indie folk Bon Iver. Por consequência, com o anúncio do novo disco, intitulado i, i, já existe uma certa expectativa rondando o trabalho, uma vez que a discografia deles prova que o grupo sempre lança registros interessantes, e muito graças ao talento de Vernon.
Mas você sabia que os projetos dele não se limitam ao Bon Iver? Com participações que vão do indie até ao hip-hop, o cantor/produtor sempre explora novas sonoridades e se destaca em todas elas. Por isso, o Audiograma listou sete colaborações de Justin Vernon com outros artistas, sejam essas apenas compondo, cantando ou produzindo.
# Anais Mitchell – Hadestown (2010)
Esse é o quarto álbum da cantora de folk Anais Mitchell, no qual Justin participou cantando em sete faixas; o disco é uma releitura do mito grego de Orfeu e Eurídice, sendo lançado como uma ópera-folk. Além da narrativa inegavelmente atrativa, Hadestown tem uma sonoridade intimista que combina com a musicalidade sincera de Anais e Vernon.
# Kanye West – My Beautiful Dark Twisted Fantasy (2010)
Esse foi o começo de uma parceria de longa data dentro do hip-hop. Kanye, em algumas entrevistas, já demonstrou a sua admiração pelo músico, afirmando que ele é um dos seus artistas favoritos. No clássico My Beautiful Dark Twisted Fantasy, Justin auxiliou como apoio vocal nas faixas “Dark Fantasy” e “Monster”, além de West ter utilizado um sample de “Woods”, do EP Blood Bank (2009), em “Lost in the World”. Vale destacar também a provável influência que o álbum teve nos trabalhos posteriores do Bon Iver, especialmente em 22, A Million (2016). Nele, Vernon mudou radicalmente sua sonoridade com um uso maciço de efeitos eletrônicos e auto-tune, muito semelhante ao que é encontrado em MBDTF.
# Volcano Choir – Repave (2013)
O projeto mais conhecido de Justin Vernon é sem dúvida o Bon Iver; por consequência, pouca gente conhece o outro grupo do qual ele é vocalista, o Volcano Choir. A grande diferença entre os dois trabalhos é que aqui o cantor individualiza menos o processo de produção; no Bon Iver, Vernon cuida 100% dessa parte. Outro ponto, especialmente em Repave, é a aposta numa sonoridade mais pesada, com influências do post-rock.
# James Blake – The Colour in Anything (2016)
O registro do cantor James Blake contém duas colaborações de Justin Vernon no vocal: o hit “I Need a Forest Fire” e “Meet You in the Maze”, que também contou com a produção de Vernon. Em ambas, podemos observar elementos encontrados no Bon Iver, como o som mais acústico em meio às distorções de voz, fazendo dela uma espécie de instrumento envolvido nas melodias.
# Vince Staples – Big Fish Theory (2017)
Justin é um grande fã de hip-hop, e seus trabalhos no gênero não estão somente nas parcerias com Kanye West. Em Big Fish Theory, segundo LP do rapper Vince Staples, ele ajudou a compor e produziu “Crabs in a Bucket”. O disco tem batidas de música eletrônica e teve na sua produção somente músicos desse estilo, como Flume e SOPHIE. Nesse caso, Big Fish Theory demonstra toda a versatilidade artística de Vernon.
# Kids See Ghosts – Kids See Ghosts (2018)
Pra fechar a lista, temos a colaboração mais recente entre Justin Vernon e Kanye West, que ocorreu no projeto Kids See Ghosts, duo formado por Kanye e Kid Cudi. Nesse álbum, é notável ver o reconhecimento que a área musical (e particularmente West) tem para com o líder do Bon Iver, já que assinam a produção do disco, além dele, nomes como Andre 3000 e Francis and the Lights. Justin co-produziu duas faixas: “Feel The Love” e “Kids See Ghosts”, provando mais uma vez sua capacidade como artista em várias sonoridades.
Enquanto “i,i” não é lançado, você pode conferir a playlist abaixo com algumas dessas colaborações, provando que o Justin Vernon vai muito além do Bon Iver: