Após mais de vinte anos, o The Verve voltará a receber os direitos autorais de um dos seus maiores hits, “Bitter Sweet Symphony”.
Lançada em 1997, a música foi envolvida em uma disputa judicial envolvendo o Rolling Stones e o seu antigo empresário, Allen Klein, que acusou a música de ser um plágio de “The Last Time”, criada por Mick Jagger e Keith Richards na década de 60.
Até então, boa parte dos direitos de “Bitter Sweet Symphony” era destinada a dupla dos Stones por causa daquele riff marcante que acompanha a música do Verve. Quando lançada, a faixa se tornou um dos grandes hits de 1997 e, no começo, o uso do sample de “The Last Time” não tinha chamado a atenção, até que entra a figura de Allen Klein.
Tido como um dos grandes “vilões” da história do rock, o produtor assumiu o controle empresarial dos Stones no final dos anos 60 e, após romper o contrato com a banda, conseguiu ficar com parte dos direitos autorais de todo o material composto por Jagger e Richards. Ao descobrir que um dos grandes hits de 1997 era baseado em uma canção do seu catálogo, Klein entrou com um processo e ameaçou retirar todos os direitos do álbum Urban Hymns do The Verve, a menos que ele – e por consequência Jagger e Richards – recebesse todos os direitos de “Bittersweet Symphony”.
A banda capitaneada pelo vocalista Richard Ashcroft concordou e a música passou a ser creditada com a co-autoria da dupla dos Rolling Stones.
Após morrer em 2009, a empresa criada por Klein – a ABKCO Records – passou a ser administrada pelo seu filho e, desde então, a empresa, o The Verve e a nova manager dos Stones, Joyce Smith, negociam a devolução dos direitos ao The Verve, algo que foi acertado recentemente, conforme revelou Richard Ashcroft na última quinta-feira (23), na entrega do prêmio Ivor Novello.
“Me dá um enorme prazer pode anunciar que, no mês passado, Mick Jagger e Keith Richards concordaram em me entregar a parcela deles em ‘Bitter Sweet Symphony’. Essa notável guinada no rumo dos eventos tornou-se possível graças a um gesto magnânimo e cheio de bondade da parte de Mick e Keith, que concordaram também em retirar o nome deles da autoria da música e em repassar para mim todos os direitos autorais e os direitos derivados da canção”, revelou Ashcroft ao ser premiado por sua contribuição à música britânica.
Após o sucesso de “Bitter Sweet Symphony”, o The Verve tentou emplacar outros hits, mas não obteve grande sucesso. Até hoje, a banda lançou quatro álbuns, sendo o mais recente deles em 2008. A banda segue em hiato desde 2009 (o terceiro em seus quase 30 anos de fundação) e seus integrantes se dedicam a outros projetos, sendo que Richard Ashcroft – segue em carreira solo – e Simon Tong – que tocou com o Gorillaz entre 2005 e 2010 – são os que obtiveram maiores êxitos em suas empreitadas.