A Rolling Stone EUA anunciou a criação da sua própria parada musical. O ranking, que estreia já na próxima segunda-feira (13), chega para ser um concorrente direto da Billboard, que há décadas domina o segmento.
Além dos rankings clássicos de singles (top 100 singles) e álbuns (top 200 álbuns), que seguem o modelo adotado pela Billboard, a Rolling Stone oferecerá outros cinco charts ao público: Top 500 Artistas, baseando-se nos streamings; Trending 25, com as músicas que mais subiram de posições; e o Breaktrought 25, que mostra os artistas que entraram nas listas pela primeira vez.
Além dos novos charts, a Rolling Stone promete algo ainda mais audacioso: todos os rankings serão atualizados diariamente, ao contrário da Billboard, que oferece atualizações semanais de seus dados.
De acordo com a Penske Media Corp., dona da RS EUA, era a hora da marca explorar novos campos. “A estratégia da PCM é constantemente envolver nosso nome e produtos em todas as plataformas de mídia. O que é imperativo e excitante sobre o Rolling Stone Charts é que vai apresentar uma quantificação transparente, granular e atualizada para refletir de fato os interesses das pessoas que estão ouvindo e permitir uma visão das tendências mundiais”, disse o CEO da Penske.
A Rolling Stone terá a Alpha Data como a sua parceira de dados para os charts. A empresa já desenvolve uma análise diária de vendas, streamings e AirPlay de músicas, artistas e álbuns. Uma das metas do projeto é apresentar mais dados obtidos através das redes sociais, além de tornar os cálculos feitos para se chegar nos resultados mais transparentes para os artistas e para o público.
Assim como na Billboard, as paradas da Rolling Stone levarão em conta também as vendas físicas e digitais em suas listas.