Tido como um dos maiores nomes do rap nacional, Marcelo D2 falou sobre o cenário atual do gênero e onda crescente do chamado rap conservador.
Em entrevista para a Marie Claire, um dos fundadores do Planet Hemp foi bem direto sobre o assunto. “Não pode, porra. Isso não é rap, é um tiro no pé. Faço rap há 25 anos e os caras agora tão fazendo uma merda dessas?”, indagou D2. “Eu não sei quem tá fazendo, mas pelo amor de Deus! Rap tem a ver com discurso e discurso de opressor no rap não pode. Bota aí: Marcelo D2 proibiu vocês de fazer rap”, finalizou.
O músico falou também sobre o machismo no rap e relembrou de uma música do Planet Hemp que não é tocada a quase 25 anos. “Tem uma música do Planet que se chama “Puta disfarçada” que eu tenho vergonha, a gente não canta desde 95”, afirmou. “Eu fui criado por mulheres que tinham uma atitude superfeminista, mas tinham um discurso machista. Eu tenho duas filhas, é um exercício diário não ser um machista, eu peço desculpa internamente e o que eu posso fazer daqui pra frente é me policiar e tentar mudar. Dá vergonha, tá ligado?”, completou D2.
Ao longo da entrevista, Marcelo D2 fala sobre a sua vida pessoal, relação com as filhas, a sua criação, terapia, privilégios, meritocracia, política e, claro, sobre o seu mais recente álbum, Amar é para os fortes, cujo nome veio de uma situação trágica e reveladora.
“Uma amiga minha foi assassinada num assalto, tomou um tiro na cabeça. Ela era dona de um restaurante ali no Rio e, durante o velório, a Cissa Guimarães leu um texto lindo do João Velho que tinha essa frase. Na hora que eu ouvi essa frase do João… Eu tava bem cansado, não queria fazer mais música, achava que já tinha falado tudo o que eu tinha pra falar… Mas quando ouvi essa frase, cara, “amar é para os fortes”, a sensação veio dentro de mim, sabe? Entendi o disco inteiro ali, vi o quanto era subversivo falar de amor neste momento. Essa frase tem um sentido amplo de amor ao próximo, a si mesmo, de se cuidar, de cuidar do outro, de ser generoso, de compartilhar”, revelou.
Amar é para os fortes foi lançado por Marcelo D2 em setembro do ano passado.