A 64ª edição do Eurovision, um “festival da canção” europeu, aconteceu no último sábado (18), em Tel Aviv, Israel.
Em meio a vários protestos envolvendo o conflito entre israelenses e palestinos, a competição ficou marcada também pela participação de Madonna. A cantora apresentou duas faixas durante a competição, mesclando o hit “Like A Prayer” com o seu mais recente single, “Future”, parceria com o rapper Quavo.
Madonna também levou para o palco a sua opinião política acerca do conflito da região ao colocar dois dançarinos de mãos dadas enquanto vestiam as bandeiras da Palestina e de Israel nas costas.
A apresentação recebeu crítica de políticos israelenses, incluindo a da ministra Miri Regev. “Foi um erro, não se pode misturar política com um evento cultural, com todo o respeito que devo a Madonna”, disse. A ministra também criticou a transmissão por, segundo ela, ter falhado ao permitir que bandeiras palestinas fossem mostradas durante as performances.
Os organizadores chegaram a dizer que alguns países participantes poderiam sofrer punições dentro da competição por apresentarem bandeiras palestinas durante a transmissão do evento.
Quem ganhou o Eurovision?
A canção vencedora da 64ª edição do Eurovision Song Contest foi “Arcade”, música que representava a Holanda e foi interpretada por Duncan Laurence. “Um brinde a sonhar grande. Isso é pela música em primeiro lugar, sempre”, afirmou o cantor, tido como favorito pelas bolsas de apostas desde que todos os competidores foram anunciados.
Esta foi a quinta vitória obtida pela Holanda na competição, que teve a Itália em segundo lugar e a Rússia em terceiro. A vitória coloca um ponto final em 44 anos de jejum holandês no Eurovision, já que a última vez que um candidato do país havia ganhado a competição foi em 1975.