Após o hiato anunciado do At The Drive-In, muita gente apoiou a hipótese do The Mars Volta retomar as suas atividades e isso irá acontecer muito em breve.
A banda capitaneada por Cedric Bixler-Zavala e Omar Rodríguez-Lopez já tem planos para o futuro e quem revelou a boa nova foi o próprio vocalista da banda, através de seu perfil no Twitter. Por lá, Cedric respondeu a um fã que afirmou sonhar com um novo capítulo da banda. Como resposta, o vocalista foi direto: “está acontecendo”. No entanto, o tweet foi apagado posteriormente.
Dias depois, foi a vez da Consequence Of Sound revelar mais detalhes da reunião. Para a publicação, Omar revelou que a banda voltará com novas músicas. “O que NÃO será é uma reunião com a ‘sua formação favorita da banda’ tocando seus ‘discos clássicos’ na íntegra etc. Talvez a gente toque coisas velhas, não temos como saber como nos sentiremos”, afirmou. “É material novo, gente nova, guinadas à esquerda, inconsistências tangentes, sonhos com mazapan e desejos por churros”, completou.
Cedric afirmou ter chorado ao ouvir um trecho de uma nova composição de Omar Rodríguez-Lopez. “Vou dizer isso, quando Omar tocou para mim um trecho de uma nova composição, eu chorei pra caralho. Como Claire Danes chorou em Romeu & Julieta. Sim, foi estranho pra cacete”, revelou. O vocalista deixou claro também que não existe qualquer outra informação sobre o novo material para ser disponibilizada. “O projeto está nos seus primeiros passos. Não há deadlines, não há drama, apenas dois homens adultos usando óleos essenciais e novos perfumes jogando ideias e arrastando suas bundas no gramado tentando se livrar dos vermes”, pontuou.
No entanto, os fãs ganharão um presente antes disso: Cedric afirmou que todo o catálogo do The Mars Volta será remasterizado e relançado “em alta qualidade”. O último trabalho de estúdio da banda é o Noctourniquet, lançado em 2012. Naquele ano, a banda entrou em hiato e abriu espaço para a retomada do At The Drive-In, que voltou a ativa após anos, fez turnê pelo mundo e lançou um álbum, o interalia (2017).