Os fãs do The Prodigy acordaram nesta segunda-feira (04) com uma notícia triste: o vocalista da banda, Keith Flint, foi encontrado morto.
Com 49 anos, a morte de Keith não é tida como suspeita pela polícia, que revelou ter recebido “ligações preocupadas com o estado de um homem” pouco depois das oito horas da manhã (hora local). “Infelizmente, um homem de 49 anos foi pronunciado morto na cena. A morte não é tratada como suspeita, e um relatório será preparado para os legistas”, anunciou a polícia, segundo informações da BBC.
Apesar da polícia não revelar a causa da morte, o seu parceiro de banda e fundador do The Prodigy, Liam Howlett, afirmou ter se tratado de suicídio. “As notícias são reais, não posso imaginar que estou contando isso, mas nosso irmão Keith tirou a própria vida neste fim de semana. Estou chocado, com raiva, confuso e de coração partido. Descanse em paz”, escreveu ele através do perfil oficial da banda no Instagram.
O The Prodigy também emitiu uma nota oficial sobre a morte de Flint. “É com grande choque e tristeza que podemos confirmar a morte de nosso irmão e melhor amigo Keith Flint. Um verdadeiro pioneiro, inovador, uma lenda. Ele deixará saudades para sempre. Agradecemos aos que respeitarem a privacidade deste momento”, declarou a banda.
A história de Keith Flint
Conhecido por conta de seu visual excêntrico e pela energia nos palcos, Keith Flint nasceu em 1969, em Londres e, nos anos 80, conheceu o amigo e parceiro Liam Howlett que, em 1990, fundaria o The Prodigy.
Um dos pilares do grupo ao lado de Liam e do MC Maxim Reality, Keith começou a sua trajetória no The Prodigy como dançarino mas, aos poucos, passou a dividir os vocais com Maxim. A sua voz logo se tornou conhecida em todo o mundo enquanto a banda caminhava em sua trajetória de sucesso, que atingiu o ápice em 1997, com o lançamento do álbum The Fat Of The Land. O registro conta com as faixas “Breathe” e “Firestarter”, ambas cantadas por Flint, que se tornaram sucessos estrondosos em todo o mundo.
De lá para cá, a banda manteve a sua mistura inteligente de eletrônica, techno, rap e rock lançando mais quatro álbuns. O mais recente deles é o No Tourists, que saiu em novembro do ano passado. A banda estava em turnê promovendo esse álbum e tinha voltado recentemente de uma turnê pela Oceania. Datas pela América do Norte estavam agendadas para maio e o grupo tinha uma apresentação confirmada no festival colombiano Estereo Picnic, em abril.
Keith ainda trabalhou com outros projetos musicais, como o Clever Brains Frying, e chegou a criar uma banda de punk rock de nome Flint, que lançou alguns singles e liberou um álbum promocional em 2003. O músico era apaixonado por motovelocidade e chegou a competir em algumas provas especiais nos anos 2000. Essa paixão o levou a se tornar dono de uma equipe de corrida, a Team Traction Control, que competiu em campeonatos no Reino Unido.
Flint residia em Great Dunmow, em Essex, norte da Inglaterra, com a DJ Mayumi Kai, com quem era casado desde 2006.