Um dos fenômenos musicais nos últimos anos, o k-pop agora terá mais um espaço exclusivo no Spotify.
Na última semana, a plataforma de streaming lançou o Kpapo, um podcast original com 12 episódios sobre k-pop e cultura coreana em geral. Conduzido por Babi Dewet e Érica Imenes, autoras do livro K-Pop, Manual de Sobrevivência, o programa vai abordar diferentes temas desse gênero musical, além de novidades sobre o universo do k-pop, que a cada dia ganha mais espaço no Brasil.
Criado pelo Spotify em parceria com a Half Deaf, produtora de podcasts da agência GMD, o Kpapo terá um episódio novo todo segunda-feira. Todos os programas serão temáticos e as apresentadores irão explorar os assuntos pertinentes ao tema, fazendo relações com suas experiências pessoais. Feminismo, empoderamento e cultura coreana, por exemplo, serão abordados sob a ótica das apresentadoras, que também contarão com a participação de convidados. Além disso, cada um dos 12 episódios estarão acompanhados por uma playlist de músicas selecionadas de acordo com o tema da semana.
“Usar uma nova plataforma para panfletar uma cultura que gostamos tanto é surreal. O Kpapo tem a premissa de falar das nossas experiências dentro desta onda coreana e chamar as pessoas para continuar essa conversa tanto na internet como fora dela”, explica Imenes. “O intuito é trazer a nossa ótica sobre gostar do k-pop. Nada é uma verdade absoluta, mas foi algo que nos ajudou em um momento das nossas vidas em que precisávamos de um ‘up’. Usaremos o Kpapo com esse mesmo objetivo”, afirma Dewet.
No primeiro episódio, que foi ao ar no dia 18 de fevereiro, Babi e Érica fizeram um apanhado geral sobre o estilo musical. Já no segundo episódio, disponibilizado nesta segunda, a dupla conversou com Gabe Simas para falar sobre shows de k-pop no Brasil.
O podcast Kpapo é mais um projeto Spotify Original para o Brasil, assim como o Café da Manhã, podcast de notícias diárias produzido com a Folha de S. Paulo, Prato Frio e Jogo de Damas. Por sua vez, a Half Deaf está por trás de podcasts conhecidos do público brasileiro como o Imagina Juntas, Pãodecast, Quebrando o Tabu e Anticast.