O carnaval já está chegando e, para quem não gosta de samba ou procura alguma coisa diferente, dois bloquinhos independentes de São Paulo são a solução/salvação: esse ano o Bloco 77 – Os Originais do Punk chega à sua 6ª edição, enquanto o Bloco Skaravana, dedicado ao ritmo jamaicano ska e com muitos instrumentos de sopro em uma big band gigante, faz a sua gloriosa estreia.
Eu acompanho pessoalmente o Bloco 77 desde o seu primeiro cortejo, em 2014, e na minha humilde opinião é o melhor bloquinho do carnaval de São Paulo – não só pela criatividade de recriar clássicos do punk nacional em ritmo de marchinha, como também por ser um espaço muito respeitoso e democrático, com crianças, famílias, muitas mulheres e onde nunca sofri assédio ou nenhum desconforto.
É um bloco muito acolhedor, leve e divertido, onde todos podem curtir sem medo. Eles se posicionam politicamente de forma firme e levantam bandeiras contra machismo, racismo, homofobia e todo tipo de preconceito. Aliás, quando aparece algum marmanjo abusando e alguma mina se sente incomodada, eles param tudo e pedem pra pessoa se retirar (já presenciei a cena, inclusive). No repertório, tem Cólera, Olho Seco, Garotos Podres, Flicts etc. E costumam sair pelas ruas de Pinheiros, além de fazerem ensaios abertos antes e depois do carnaval.
Já o Skaravana, ainda novato no carnaval, já tem um hino disponível no Spotify e fez um ensaio aberto no dia 3 de fevereiro no Z – Largo da Batata, que eu tive o prazer de acompanhar e me acabar de tanto dançar e pular. É lindo demais e só posso imaginar o quanto vai ser incrível ver essa festa na rua. A banda é enorme, com todo tipo de instrumento de sopro e até uma tuba (!).
Muitas das músicas são instrumentais, como alguns clássicos do Skatalites, mas não tem problema: a plateia canta junto entoando os ritmos de cada canção e a energia é boa demais, reunindo um dos ritmos mais tropicais e contagiantes do planeta (obrigada, Jamaica, por esse presente que é o ska) a um feriado tão festeiro e animado como o carnaval brasileiro. Não tinha como dar errado!
Para saber mais sobre os blocos, aconselho ouvir o último episódio do Skataplá, podcast que começou como programa de rádio com o objetivo de divulgar os ritmos tradicionais jamaicanos e bandas alternativas de ska-punk e afins. Na última edição, que é um especial de “Skarnaval”, o jornalista Denis Romani, dono do canal, entrevistou integrantes dos dois blocos e também a gauchada do Skafolia, bloco de carnaval de Porto Alegre que existe há dez anos. Além dos carnavalescos, o programa ainda traz novidades como a música inédita do The Beat, o novo projeto do Tim Armstrong, do Rancid; Skuba tocando The Toasters em português e uma versão jamaicana para a trilha sonora do clássico do cinema “O Poderoso Chefão”.
O Skataplá começou em 2011 na extinta rádio FM Brasil 2000 com edições semanais e, depois de a rádio ser vendida, no ano seguinte, continuou como um programa de webrádio na mesma frequência até chegar ao fim em 2013. Durante essa época, o programa recebeu artistas como Sapo Banjo, Marky Ramone, Orquestra Brasileira de Música Jamaicana e CPM 22, entre muitos outros. Depois de um hiato de seis anos e de muitos pedidos, em 2018 o Skataplá finalmente voltou, já como podcast. Romani continua tocando ska, rocksteady, 2-tone, skacore, skapunk, dub, reggae e todo tipo de estilo envolvido no ritmo jamaicano, além de dar espaço para divulgação de shows, artistas independentes, festas e iniciativas como os blocos alternativos de carnaval – o programa é um dos apoiadores do Skaravana, inclusive.
Desde a volta, no ano passado, o podcast já teve mais de 10 edições e mais de 12 mil downloads e recebeu no estúdio a banda argentina Sombrero Club, a banda paulista Guantas, a produtora e DJ Dani Pimenta, do Feminine Hi-Fi, e o DJ britânico Geoff Longbar (apresentador do programa de ska mais antigo da Inglaterra). O Skataplá também é transmitido por três rádios online: a MutanteRadio, do Brasil, a Rude Party Web Radio, de Portugal, e a Boot Boy Radio da Inglaterra. Tá bom ou quer mais açúcar?
Siga essa gente boa:
SKATAPLÁ
Facebook
Instagram
Spotify
Megafono