Samba e Rap, dois gêneros que dividem as mesmas raízes africanas e periféricas. Ambos retratam o cotidiano dos que vivem à margem da sociedade: o samba, com seu estilo brando e cadenciado; e o rap, com sua linguagem direta e contundente. Características singulares de cada estilo, que encontram na música uma forma de expressão e de resistência.
Em sua segunda edição, o SambaRap Festival reúne no Rio de Janeiro, na Fundição Progresso, dia 19 de janeiro, grandes nomes dos dois gêneros musicais: Elza Soares, Rincon Sapiência e Diogo Nogueira, além de DJ Tamyris Reis nos intervalos.
O evento vai ter, também, uma programação gratuita ao longo do dia, que inclui oficina de dança, com o AfroFunk, e de DJ para mulheres, com Tamyris Reis; living painting, com Glauber Gal, além da aula-espetáculo “A cultura no universo da periferia”, com o historiador e pesquisador musical, André Diniz.
Em Deus é Mulher, Elza Soares exalta a energia feminina como a provedora do atual cenário sociocultural mundial e, já no título, costura a história contada pelas canções do álbum recém-lançado, que discute amplamente em suas letras uma mensagem sócio-política ainda mais explícita que no trabalho anterior da artista. O novo show traz de volta o samba punk paulistano, a malemolência do samba carioca e ritmos tipicamente brasileiros, como o frevo, somado a atitude do rock contemporâneo – porém, dessa vez, com a presença de timbres mais sintéticos, com as percussões protagonizando o espetáculo. O grupo Ilu Oba de Min, coletivo de tambores e corpo de baile formado exclusivamente por mulheres, participa do show.
O rapper Rincon Sapiência é um artista de grande destaque na atual cena musical brasileira. Com a originalidade de suas composições, marcadas por influências das músicas africana, eletrônica, jamaicana e vertentes do rock, o artista traduz em versos inteligentes e sagazes as experiências vividas nas ruas da periferia paulistana. Conhecido também pelo vulgo Manicongo, sua poesia aborda questões raciais e sociais no contexto da metrópole, reveladas pelo seu rap com clima de positividade, sem prejuízo à postura crítica do discurso. A combinação é resultado da sua notável fome de rima, aliada à sua habilidade nata de jogar com as palavras. Versátil, ele também atua como beatmaker e produtor musical em seus próprios trabalhos.
Com 10 anos de carreira, o carioca Diogo Nogueira é, sem dúvida, um dos principais nomes do atual cenário do samba brasileiro. Artista multimídia, é cantor, compositor, instrumentista, apresentador e estreou como ator em 2015 no musical SamBRA. Seu programa Samba na Gamboa é hoje a maior audiência da TV Brasil. No palco do SambaRap Festival, Diogo Nogueira vai apresentar seus maiores sucessos, clássicos do samba e da MPB, e algumas canções de seu mais recente disco, Munduê.
SERVIÇO: SambaRap Festival
Data: 19 de janeiro de 2019 (sábado)
Local: Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24 – Lapa
Horário: 22h (abertura da casa)
Shows: Elza Soares, Rincon Sapiência e Diogo Nogueira
Intervalos: DJ Tamyris Reis
Classificação: 16 anos (menores a partir de 12 anos podem entrar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais)
Palco: Arena
Capacidade: 5 mil pessoas
Ingressos:
– Pista: R$40 (meia/idoso/solidário) | R$80 (inteira)
Pontos de venda:
– Online: https://goo.gl/lGFu87
– Bilheterias da Fundição Progresso (sem taxa de conveniência): de segunda a sexta, das 11h às 20h ou sábados (somente em dias de show) a partir das 12h.
Informações:
– Ingresso solidário: 50% de desconto sobre o valor da inteira em todos os setores para os clientes que levarem 1kg de alimento (exceto sal e açúcar) no acesso ao evento. Para compras na Bilheteria Oficial o alimento deve ser entregue no ato da compra.
– Telefone: (21) 3212-0800
– Site: www.fundicaoprogresso.com.br