O novo álbum do Pearl Jam segue em meio a uma indefinição quanto ao seu lançamento e um pouco disso tem relação com a morte de Chris Cornell, um dos grandes amigos dos integrantes da banda.
Veja mais: Pearl Jam lança registro ao vivo de “Rockin’ in the Free World” com participação de Jack White
Em uma conversa com a Rolling Stone, o baixista Jeff Ament falou sobre o assunto e revelou que a morte do vocalista do Soundgarden e Audioslave acabou fazendo com que os objetivos da banda fossem adiados.
“Seria divertido gravar ou até mesmo escrever uma música juntos”, disse. “Eu acho que desde que o Chris morreu, tem sido muito difícil de colocar nossas cabeças no lugar e, depois, vieram às coisas da vida”, afirmou. Apesar disso, Ament afirmou que a banda trabalha sim em um novo álbum e ele será lançado no futuro. “Nós vamos fazer um disco e já estamos fazendo isso”, contou. “Vamos continuar trabalhando até conseguirmos fazer um”, completou o baixista.
Em agosto do ano passado, Jeff já havia falado sobre o novo álbum do Pearl Jam e, naquela ocasião, afirmou que 50% do álbum já estava finalizado. Até então, o único single lançado pela banda foi “Can’t Deny Me”, lançado em março do ano passado.
Após uma série de shows – que incluiu até uma passagem pelo Brasil – o Pearl Jam entrou em modo stand-by. No último dia 16, Jeff Ament, o guitarrista Stone Gossard e o baterista Matt Cameron participaram do I Am the Highway: A Tribute to Chris Cornell, realizado no The Forum, em Los Angeles.
O álbum mais recente do Pearl Jam é o Lightning Bolt, lançado em 2013.