Nesta terça-feira (22), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou os indicados a 91ª edição do Oscar.
A premiação, que acontece no dia 24 de fevereiro, os filmes A Favorita e Roma lideram a corrida pelas estatuetas com 10 indicações cada. Pantera Negra também merece destaque, sendo lembrado em sete categorias, incluindo a de Melhor Filme.
Como o nosso assunto é música, ficamos de olho na categoria de Melhor Canção Original e os indicados deste ano representam diversos estilos, indo do hip hop ao country/folk. Abaixo, você confere as cinco faixas indicadas ao prêmio e, se quiser conferir todos os indicados ao Oscar, é só dar uma olhada aqui.
# “All The Stars”, de Kendrick Lamar e SZA
# “I’ll Fight”, de Jennifer Hudson
# “Shallow”, de Lady Gaga e Bradley Cooper
# “The Place Where Lost Things Go”, de Emily Blunt
# “When a Cowboy Trades His Spurs For Wings”, de Willie Watson e Tim Blake Nelson
# As apostas do Audiograma
Dentre as cinco indicadas, a equipe do site acredita que “Shallow” é a grande favorita, seja pela qualidade da música ou por já ter levado para casa o Globo de Ouro e o Critics’ Choice nessa categoria. Um outro ponto que pode levar “Shallow” a vitória é uma movimentação que começa a se formar para que Glenn Close ganhe o prêmio de Melhor Atriz no Oscar e, como Lady Gaga não mereceria ficar sem um prêmio, levaria o de Melhor Canção para casa. Será?
Por sua vez, duas outras canções parecem fortes na disputa: a primeira é “The Place Where Lost Things Go”, uma balada que faz parte da trilha do filme O Retorno de Mary Poppins. Ainda que não seja a favorita do público, a canção tem muito a cara da Academia e pode ser uma surpresa. Por sua vez, Dionne Warren é o nome por trás de “I’ll Fight”, canção cantada por Jennifer Hudson. Para quem não sabe, Warren tem na sua lista de composições faixas como “I Don’t Want To Miss A Thing” (Aerosmith) e “If I Could Turn Back Time” (Cher) e, apesar da sua décima indicação, a compositora ainda não tem uma estatueta para chamar de sua.
Correndo por fora, temos “All The Stars”, da dupla Kendrick Lamar e SZA, e “When a Cowboy Trades His Spurs For Wings”, cantada por Willie Watson e Tim Blake Nelson. A primeira é o carro-chefe da trilha de Pantera Negra e mostra uma abertura da Academia para outros estilos musicais e também de produções. Apesar de ser uma das queridinhas de toda a equipe, sabemos que ela não é uma canção forte a ponto de levar o Oscar. Se isso acontecesse, seria uma surpresa muito grande.
Quando o assunto é a faixa que faz parte da trilha de A Balada de Buster Scruggs, produção dos irmãos Coen para a Netflix, a gente ainda está tentando entender a sua indicação. Tudo bem que ela é uma canção bem tradicional, bonita e de composição interessante, mas acabou pegando uma vaga que, para a gente, seria de “Requiem for a Private War” (Annie Lennox) ou de alguma música da trilha de Boy Erased.
E você? Qual é a sua aposta para o Oscar de Melhor Canção Original? A cerimônia do Oscar acontece no dia 24 de fevereiro nos Estados Unidos e contará com transmissão no Brasil da TNT.