Uma festa especial marcou o Mineirão no último sábado (26) com a edição de 10 anos do Festival Planeta Brasil. Mesclando artistas nacionais e internacionais, o evento reuniu um público de 37 mil pessoas com direito a shows, discursos especiais e diversas experiências.
Ao longo do dia, muitos artistas aproveitaram para deixar a sua mensagem de indignação e tristeza pelo terrível desastre ocorrido na última sexta-feira (25) em Brumadinho. A banda Melim, uma das atrações principais do Palco Norte fez homenagem, dedicando a última música do show, o hit “Meu abrigo”, às vítimas da tragédia. Seu Jorge também chamou atenção para o tema, clamando para que algo seja feito para que nós não fiquemos “chafurdados na lama”.
O cantor Milton Nascimento além de encantar o público com clássicos de sua carreira, também usou o palco para prestar uma bela homenagem à Marielle Franco e Anderson, ao cantar “Coração de Estudante”. Criolo, que fez participação na apresentação, também falou sobre a tragédia.
Ampliando algo que foi realizado na edição passada, o Planeta Brasil apostou na ampla presença de personalidades e convidados nos palcos, agregando à experiência um conteúdo de impacto, que dialoga com a proposta de todo o evento. Foram 10 personalidades que estenderam os diálogos do Planeta Talks by Una ao público dos quarto palcos.
A filósofa Djamila Ribeiro subiu ao palco durante o show de Milton Nascimento e Criolo e, apoiada pelos cantores, cobrou justiça às vítimas pelo ocorrido em Brumadinho e também em Mariana, reforçando que se trata de um crime ambiental. Outros que chamaram a atenção para a tragédia nos palcos foram a jornalista e apresentadora Mariana Ferrão, que convidou o público a se olhar e abraçar. No palco sul, durante show do cantor Seu Jorge, a culinarista e apresentadora de TV Bela Gil discursou pela causa indígena.
Para um dos organizadores do evento, o Festival veio esse ano com propósito de multiplicar por 10 tudo o que o público poderia viver no evento e a sensação foi de dever cumprido. “O Planeta Brasil sempre teve um forte propósito de fazer a diferença, causar um impacto positivo nas pessoas que passam por ele e também na comunidade, e conseguimos sentir isso com muito mais força nesta edição”, afirmou Henrique Chaves.
Em solidariedade aos moradores de Brumadinho, o Festival Planeta Brasil 2019 arrecadou doações para as vítimas. Postos de coleta foram montados com apoio da Fraternidade sem Fronteiras.
Ocupando uma área de 40 mil m², divididos entre Palco Norte, Palco Sul, Palco Eletrônico, Palco Locals Only e áreas de gastronomia, chill out e convivência, o Festival Planeta Brasil contou com apoio da Belotur, patrocínio da TNT Energy Drink , YVY, Centro Universitário Una, Budweiser e 99.
Entre as atrações, nomes como Wiz Khalifa, Raimundos, Jão e Vitor Kley também passaram pelos palcos na Esplanada do Mineirão.