Nove em cada dez fãs do System Of A Down já não aguentam mais ouvir as histórias – e confusões – em torno da possibilidade da banda gravar um novo álbum.
A novela ganhou nesta semana um novo capítulo quando o baixista Shavo Odadjian afirmou em entrevista que o novo álbum é apenas uma “questão de tempo”.
Em conversa com a Consequence Of Sound, o músico falou sobre a situação da banda e se mostrou bastante otimista sobre o futuro da banda. “Se fosse por mim a gente já teria lançado. Eu acho que tudo começou quando nós cantamos aquela música ‘Kill Rock N’ Roll’, e aí isso meio que aconteceu (risos)”, afirmou. “E, posso ser honesto? Entre eu, você, esse mundo e as pessoas que lerem essa entrevista, nós temos material novo que supera tudo que já fizemos. E eu estou te falando honestamente. Eu mal posso esperar para gravar e lançar”, comentou o baixista.
Shavo revelou também que espera que essa reunião do System Of A Down em estúdio aconteça “mais cedo do que esperamos”. “Eu já falei isso pro Daron também. Eu disse, ‘Temos que fazer isso,’ e ele disse, ‘É, eu adoraria.’ Então todos nós queremos e eu acho que Serj está meio que fazendo seu próprio lance e eu entendo”, afirmou.
Questionado sobre o rock na atualidade e na esperança de que bandas como a dele possam resgatar o gênero no mainstream, o baixista foi direto. “Eu não acho que a gente tenha uma dívida com qualquer pessoa, de trazer o rock para os holofotes, mas seria legal se a gente o fizesse, porque somos capazes disso”, afirmou. Apesar disso, Shavo deixou claro que não acha que o gênero está morto, mas que faltam “bandas criativas dando tudo de si”.
Vale lembrar que, recentemente, uma pequena série de acusações sobre a atual situação do System Of A Down foi pauta na internet. Em entrevista, o guitarrista Daron Malakian afirmou que culpa pelo não lançamento de material inédito era do vocalista Serj Tankian. “Eu não quero colocar o Serj em uma roubada aqui – ele é meu amigo e alguém com quem me importo muito – mas eu não sei como mudar a sua opinião. Todos já conversamos e fizemos reuniões, e ele tem uma decisão que não muda”, revelou em conversa com a Kerrang!. “O Serj nem queria ter gravado Mezmerize e Hypnotize. Nós tivemos que implorar para ele gravar esses álbuns. Na época ele sentia que já estava fora da banda”, comentou o guitarrista.
No dia seguinte, Serj respondeu as declarações em uma carta aberta na qual assume a sua responsabilidade na situação, mas afirmando que tinha motivos para isso e que muitos deles eram causados pelo guitarrista. Questões envolvendo conflitos criativos e financeiros foram levantados pelo vocalista. Em seu texto, publicado em julho, Tankian apontou até uma lista de soluções para que a banda pudesse voltar a fluir e ele voltasse a considerar a possibilidade de entrar em estúdio, mas parece que elas não fizeram muita diferença até o momento.
Apesar de não lançar material inédito desde 2005, o System Of A Down tem encontros regulares e tem feito turnês nos últimos anos mostrando que, apesar dos atritos sobre o material inédito, os integrantes ainda se dão bem.