Nick Cave enfrentou uma daquelas situações que poucas pessoas conseguem imaginar: a perda de um filho. Em 2015 – e com apenas 15 anos – o seu filho Arthur morreu ao cair de um penhasco.
Anos após a tragédia, uma carta enviada para uma fã foi compartilhada nas redes sociais e nela, Cave fala sobre os últimos anos e responde uma pergunta especial: “Você e a Susie também sentem que seu filho Arthur ainda está com vocês e se comunicando de alguma forma?”. Na carta-resposta, Nick Cave agradece a fã Cynthia pela “linda pergunta” e falou sobre o impacto que a morte de Arthur exerce em sua vida.
Leia mais: Catártica! Assim foi a passagem de Nick Cave & The Bad Seeds pelo Brasil
“Pelo que eu observo, se nós amamos, nós sofremos. É isso. Esse é o pacto. A dor e o amor estão eternamente entrelaçados. A dor é um lembrete terrível da profundidade do nosso amor e, como o amor, a dor é não-negociável”, afirma Nick. “Dentro desse giro rodopiante, todo tipo de loucura existe; fantasmas e espíritos e visitas de sonhos, e tudo o mais que nós, em nossa angústia, desejamos que exista. Esses são dons preciosos que são tão válidos e tão reais quanto precisamos que sejam. Eles são os guias espirituais que nos levam para fora da escuridão”, completa o músico em outro ponto da carta.
Cave fala sobre a presença de Arthur em sua vida e também na de Susie. “Eu ouço ele falar comigo, me guiar, embora ele possa não estar ali. Ele visita a Susie em seus sonhos regularmente, conversa com ela, conforta ela, embora ele possa não estar lá. A dor do pavor arrasta fantasmas brilhantes em seu rastro. Esses espíritos são ideias, essencialmente. Eles são nossas imaginações atônitas que ressurgem após a calamidade”, revela.
Para finalizar, o músico falou sobre o seu aprendizado com a vida. “Siga suas ideias, porque do outro lado da ideia está a mudança, o crescimento e a redenção. Crie seus espíritos. Chame eles. Deseje que eles existam. Fale com eles. São suas mãos impossíveis e fantasmagóricas que nos atraem de volta ao mundo do qual fomos alijados; melhores agora e inimaginavelmente mudados”, finalizou.
Nick Cave's response to a fan who asked how Cave and his wife were coping in the aftermath of their son's death. ("Are you and Susie feeling that your son Arthur is with you and communicating in some way?") pic.twitter.com/1gD8sjtoLX
— Jody Rosen (@jodyrosen) November 2, 2018
A morte de Arthur acabou resultando no lançamento de Skeleton Tree, mais recente álbum do Nick Cave & The Bad Seeds, lançado no ano passado.