A melhor forma de conhecer novas bandas, na minha opinião, é vê-las ao vivo. Adoro pegar um show de um artista que não conheço e evito de propósito ouvir suas músicas antes da apresentação para não estragar a surpresa. No último domingo, 14 de outubro, estive no Centro Cultural São Paulo (CCSP) para ver minha amada Cinnamon Tapes – e depois tive uma baita experiência ao ver, pela primeira vez, o show da YMA. Saí impactadíssima e virei fã de carteirinha.
A paulistana Yasmin Mamedio já tinha lançado duas músicas assim, com seu nome de “pessoa física”, no Youtube em 2013. Eram lindas, com uma voz doce e uma pegada mais folk. Em 2015, já como YMA, soltou uma mais sombria e com batidas eletrônicas, com uma letra bem forte sobre amor. E agora voltou com tudo pesando a mão nas referências sonoras aos anos 80, sintetizadores, teclados, guitarra suingada, efeitos na voz, baixo pesadão e canções canções pulsantes, cheias de ritmo e dançantes que curam qualquer coração partido. YMA é tão gostosa de ouvir que é impossível ficar na bad e não ter vontade de sair por aí para dar uma volta ou começar a dançar pela casa, por mais que algumas letras invoquem experiências sombrias, desilusões amorosas e reflexões profundas. É um tipo de música que traz paz e aconchego, muito pela sua voz angelical e perfeitamente afinada. Essa nova fase já rendeu três excelentes singles, que ganharam clipes muito bem produzidos:
Esse clipe tem uma vibe tão oitentista que podia ser uma festa dentro do roteiro de Stranger Things. É também uma letra poderosa sobre se apaixonar e voltar a ver graça na vida: “Eu não quero mais morrer, só quero dançar com você até o dia amanhecer”
Como não lembrar de Dua Lipa, gente?! Esse clipe ficou lindo demais! Quero ser amiga da YMA e da GAB! Curiosamente, as duas inverteram os cabelos desde a gravação do clipe e agora YMA é morena e Gab loira platinada.
“Sabiá” é bem mais sombria e moderna e, ao vivo, tem uma entrega intensa da YMA no palco, cantando com o coração. O clipe tem uma das fotografias mais lindas que eu já vi.
O show no CCSP foi um pré-lançamento do seu primeiro disco, que se chamará “Par de Olhos” e sai em novembro pela Matraca Records depois de ter passado por um financiamento coletivo (crowdfunding) bem sucedido no Catarse. O álbum terá oito faixas e está sendo produzido por Fernando Rischbieter nos estúdios da YB Music. Percebi na apresentação de YMA que ela tem uma preocupação muito grande com a estética, imagem, iluminação, cenário e figurino, que só enriqueceram o show e mostram a maturidade e força da artista.
A banda que vem acompanhando YMA é maravilhosa e formada pelos amigos Uiu Lopes no baixo, André Araújo na guitarra, Leon Perez nos teclados e Marco Trintinalha na bateria. Fiquei muito impressionada com a performance deles. São muito entrosados e se entregam no palco, mostrando estarem muito felizes e empolgados ali tocando. Outra boa surpresa do show foi a participação da catarinense Gab Ferreira, que acompanhou os vocais na canção “Summer Lover” e também tem uma voz lindíssima e poderosa. Essa música tem uma pegada forte de Mac DeMarco e, como a letra diz, é realmente muito solar, férias de verão, amor jovem, amigas curtindo juntas e alto astral. Vale conhecer o trabalho solo da Gab também, que é excelente.