Alicia Keys sempre foi um nome envolvido em questões sociais e agora está engajada em um novo projeto.
Durante uma premiação promovida pela National Music Publishers Association, a cantora foi agraciada com o prêmio Icon Songwriter e falou um pouco sobre a ideia durante o seu discurso. Segundo Alicia, o projeto visa enfrentar as desigualdades impostas as mulheres dentro da indústria e também defender os talentos musicais.
“Uni forças com um grupo de executivas, compositoras, artistas, engenheiras, produtoras e editoras poderosas, todas mulheres, para ajudar a remodelar a indústria que todas nós amamos criando oportunidades reais e um fluxo de talentos para outras mulheres. A iniciativa se chama ‘She is the Music’”, revelou. “Queremos criar um modelo de mudança que afeta as mulheres em todos os setores. Nós merecemos respeito, e muitas dessas mulheres em vários setores estão dizendo à nossa cultura que chega de dois pesos e duas medidas, chega de desigualdade salarial e dos colegas que são, na melhor das hipóteses, desrespeitosos e, no pior dos casos, perigosos. Basta disso”, completou a cantora.
Apesar da declaração, Alicia Keys não revelou detalhes do projeto mas, em conversa com a revista Variety, a cantor afirmou que todos “vão ouvir falar sobre isso”.
https://www.instagram.com/p/BkA-e4elJQt/?taken-by=aliciakeys
A posição das mulheres na indústria do entretenimento – seja música ou cinema – tem sido arduamente discutida nos últimos anos. Em diversos setores culturais, mulheres apontam desigualdades de tratamento e espaço, inferioridade salarial e questões de abuso tanto psicológico quanto sexual.
A falta de representatividade feminina na música foi lembrada por Alicia com dados que afirmam que apenas 12% dos quase 3 mil compositores creditados na música pop no ano passado nos Estados Unidos eram mulheres. Entre engenheiros musicais, o número cai para 3%, enquanto entre produtores chega a casa de 2%.