No próximo dia 28, o UniBH promoverá mais uma edição do Campus Aberto, projeto da Instituição que tem como objetivo promover o acesso da população à cultura e à música.
Com entrada gratuita, a próxima edição contará com as presenças de três dos blocos de carnaval que conquistaram a cidade nos últimos anos: Chama o Síndico, Bloco da Calixto e Os Baianeiros. O evento será realizado no Boulevard do Campus Buritis e os ingressos podem ser retirados através do site da Central dos Eventos, a partir do dia 23 de abril.
Com o Bloco da Calixto, a cantora Aline Calixto (foto acima) promete espalhar muito amor com um repertório de diferentes gêneros musicais que vão desde a clássica “Verdade” de Zeca Pagodinho, passando por “Amor, I love You” de Marisa Monte até chegar ao funk “Só Love, Só Love” de Claudinho e Buchecha. A sambista se apresentará acompanhada dos músicos Thiago Delegado (guitarra), Ramon Braga (bateria), Marcos Vinícius (percussão), Aloizio Horta (baixo), Robson Batata (percussão) e Dudu Braga (Cavaco).
Por sua vez, o Chama o Síndico já se tornou tradição na abertura do carnaval em BH e homenageia dois grandes nomes da música brasileira: Jorge Ben Jor e Tim Maia. Já o Bloco Os Baianeiros promete embalar a festa com os melhores ritmos das percussões de Salvador. O repertório, trará grandes sucessos baianos, releituras do sertanejo universitário, do pop, e é claro, um resgate das marchinhas mais famosas do nosso carnaval.
De acordo com a líder de Marketing do UniBH, Marina Guedes, o Campus Aberto é um espaço de consagração da música e cultura. “O cenário musical de Belo Horizonte ganhou mais um lugar de promoção dos belos trabalhos que são feitos por nossos artistas. E aqui, no Campus Aberto, todos poderão ter acesso a estes trabalhos de forma gratuita”, enfatiza. Marina ressalta que o Campus Aberto de abril também será espaço de solidariedade, uma vez que a instituição arrecadará doações de agasalhos que serão entregues para o Servas.
O Boulevard do UniBH chega para consagrar o posicionamento de Campus Aberto, em que o Centro Universitário se torna, efetivamente, uma extensão dos espaços públicos da cidade.
De acordo com o vice-reitor do UniBH, Rafael Ciccarini, a Instituição sempre foi aberta, no entanto, desde 2017, o UniBH tem promovido ações e feito obras em suas unidades para que essa interação com a comunidade possa ser mais efetiva. “Entendemos que os centros de educação precisam ser utilizados por toda a sociedade. Essa é uma prática comum no exterior, mas ainda está engatinhando no Brasil. Nós, do UniBH, acreditamos que podemos fazer mais pela nossa comunidade e país e esta é mais uma de diversas iniciativas para contribuir com esse desenvolvimento”, explica.
Aberto para ao público, o Boulevard contará também com uma agenda de eventos gratuitos, entre eles o projeto Campus Aberto que é promovido mensalmente pela Instituição e oferece serviços de saúde, pet, lazer, arte e cultura gratuitamente.
Ciccarini explica que todas as expressões artísticas são bem-vindas. “O Boulevard é aberto e queremos que as pessoas se apropriem do local e usufruam ao máximo. E, para que todos sintam-se acolhidos, o projeto paisagístico foi pensado para promover a sensação de aconchego, liberdade e tranquilidade”, afirma.
.
SERVIÇO: CAMPUS ABERTO – UNIBH
Data: 28 de abril
Horário: 12h (abertura dos portões)
Local: Boulevard do UniBH no Campus Buritis – esquina da Av. Professor Mário Werneck com Rua José Rodrigues Pereira.
Classificação: 18 anos
Ingressos: a retirada de ingressos deverá ser feita através do site da Central dos Eventos, a partir do dia 23 de abril, às 14h. As entradas são gratuitas.