Se você não conhece a Kali Uchis, meu amigo, você tá moscando. Essa cantora americana/colombiana de 25 anos está explodindo e lançou oficialmente hoje seu primeiro álbum, “Isolation”, com 15 faixas incríveis. Mas não se preocupe que o Audiograma vai contar tudinho pra você! Vai sair praticamente membro do fã clube dessa linda. 😉
Escuta o disco aqui:
Isolation foi lançado por uma grande gravadora (Virgin/EMI) e conta com a participação de artistas de peso, como Thundercat, Damon Albarn (sim, ele mesmo, do Blur e do Gorillaz), The Rude Boyz (alô, Maluma) e Kevin Parker (sim, do Tame Impala!), entre muitos outros. O som é uma grande mistureba, mas com coerência, mesclando elementos de R&B, hip hop, jazz, música latina, funk e pop. O single “After The Storm”, que tem um clipe muito bacana lançado em janeiro, também faz parte do disco e tem participações especiais de Tyler, the Creator e Bootsy Collins – para quem não conhece, o velho Bootsy é uma lenda do funk. Baixista e cantor, tocou com Parliament-Funkadelic e James Brown. O clipe é LINDO, vale assistir:
Kali é filha de colombianos e viveu intercalando temporadas lá e nos EUA. Por isso, algumas de suas músicas são em Espanhol ou misturam os dois idiomas. Ela escreveu todas as músicas do disco e também participa ativamente da produção e da parte estética visual, com fotos, clipes, figurino, cenário etc.
Mas a Kali tá na ativa já faz tempo e tem conquistas grandes na bagagem. Em 2012, lançou “Drunken Babble”, uma mixtape gigante que conta com 17 faixas. Dois anos depois, ela trabalhou com o Snoop Dogg e, em 2015, lançou o impressionante EP “Por Vida”, que tem 9 faixas e participação de Diplo, Tyler, the Creator, Kaytranada e BadBadNotGood. Os clipes dela já eram incríveis. Olha só:
Em 2016, Kali apareceu no último disco do Gorillaz, “Humanz”, cantando na faixa “She’s My Collar”, e teve uma música emplacada na trilha sonora do seriado American Horror Story (“Sycamore Tree”, do Por Vida). Em 2017, lançou um clipasso pra música “Tyrant”, com a Jorja Smith; além de ter sido indicada para o Grammy Latino na categoria “Álbum o Ano” e para o Grammy americano como “Melhor Performance de R&B”. Em 2018, abriu shows da Lana Del Rey na América do Norte e apareceu no Tonight Show do Jimmy Fallon, com uma baita apresentação ao vivo. Ah, como se não bastasse, ela também é produtora, diretora de arte, cineasta e estilista e toma muito cuidado com seus vídeos e toda a estética do trabalho. Tá bom pra você?
Aliás, a primeira versão da “Tyrant” (clipão acima) era toda em Espanhol com altas influências de reggaeton . Escute Tirano, vale o play. Alguém traz essa mulher pro Brasil, pelo amor de Deus! Brigada, de nada.