Após passar por Manchester e visitar a Austrália, o Audiograma segue em sua turnê mundial em forma de lista, contando um pouco sobre bandas interessantes que vieram de uma mesma localidade.
A parada da vez é na Escócia, a terra do Kilt, do whisky, do monstro do lago Ness e de bandas que marcaram época como The Jesus And Mary Chain, Belle and Sebastian, Simple Minds e Primal Scream. Além dessas, nossa lista mostra outras seis coisas legais vindas de Edimburgo e suas cidades vizinhas.
Vamos lá?
# Cocteau Twins
Com sua ambientalização onírica e instrumentalismo experimental, o Cocteau Twins se consolidou como uma das bandas mais originais do Pós-Punk. As letras das músicas são herméticas, e raramente decifráveis, pois é quase impossível compreender o que Fraser está dizendo, sendo que em certas faixas, ela usa uma linguagem “inventada” por ela. Para aumentar o mistério, os encartes dos álbuns oficiais não disponibilizam as letras. Uma banda extremamente fascinante!
# Idlewild
O Idlewild talvez seja a banda mais desconhecida dessa lista e, provavelmente, está ocupando lugar que poderia ser de nomes como Franz Ferdinand, The Fratellis, The View, Camera Obscura ou CHVRCHES, para citar alguns escoceses que não aparecerão por aqui. Fundada em 1995, a banda vem lançando álbuns consistentes desde então, e atingiu o seu ápice em 2002, com o The Remote Part, trabalho que rendeu talvez os singles mais conhecidos do quinteto. No entanto, é quase impossível não se apaixonar pelo Warnings/Promises, um dos trabalhos mais legais e subestimados do indie rock de todos os tempos.
# The Jesus And Mary Chain
A banda mais meiga da Escócia! Suas canções são ímpares e produzem um efeito espetacular nos ouvintes. Convenhamos: os irmãos Reid são simplesmente geniais e esbanjaram talento durante toda a existência do The Jesus And Mary Chain. John Reid é responsável por algumas das performances mais alucinantes do Rock And Roll e o irmão, por sua vez, compôs algumas das melodias mais sujas, vibrantes e cativantes da história!
# Biffy Clyro
Formada em 1995 na cidade de Kilmarnock por Simon Neil (guitarra e vocalista principal), James Johnston (baixo, vocais) e Ben Johnston (bateria e vocais), o Biffy Clyro se tornou um dos expoentes do rock alternativo britânico nos anos 2000, graças a álbuns como Infinity Land (2004), Only Revolutions (2009) e, principalmente, Puzzle (2007), que deu ao mundo singles como “Living Is a Problem Because Everything Dies”, “Saturday Superhouse”, “Who’s Got a Match?” e talvez a minha preferida em toda a carreira da banda, “A Whole Child Ago”.
# The Skids
O The Skids é uma banda de Punk Rock cujos trabalhos musicais navegam pelo tradicionalismo do gênero. Dessa forma, para quem aprecia dosagens dessa vertente do Rock And Roll, com certeza soam de maneira agradável. Aliás, eles nasceram justamente no lendário ano de 1977, ano da eclosão do movimento Punk em todo mundo. O single de maior potencial da banda e que lhes assegurou sucesso, chama-se “Into The Valley”. Apesar de terem conquistado reconhecimento público e também por parte da crítica, a carreira da banda foi curta. Lançaram apenas quatro álbuns entre 1979 e 1981, sendo que neste último ano, o The Skids foi dissolvido. Porém, a boa notícia é que desde meados dos anos dois mil, os membros tem se reunido novamente.
# Travis
Formada em 1990, o Travis tinha em seu começo uma vocalista chamada Catherine Maxwell. Sem muita explicação, ela acabou deixando (ou sendo mandada embora, não sabemos) a banda em 1991, abrindo espaço para que Fran Healy chegasse, assumisse os vocais e boa parte das composições. O primeiro álbum da banda, Good Feeling, só foi sair em 1997 e de forma independente. Daquele ponto em diante, a banda começou a chamar a atenção do público até que assinou um contrato de distribuição com a EPIC. Em 2001, eles lançavam o seu terceiro álbum, The Invisible Band, e graças ao seu primeiro single, “Sing”, a banda se tornou uma das queridinhas do país e de várias partes do mundo.
# Simple Minds
O Simple Minds é responsável por algumas das melhores “baladinhas” dos anos oitenta. A banda surgiu a partir de inspirações do Punk Rock e de influências como Lou Reed, mas trilhou um caminho marcado por afastamento desses referenciais, produzindo músicas mais voltadas à New Wave. A grande explosão midiática que os lançou para o mundo aconteceu em 1985, quando uma música da banda fez parte da trilha sonora do filme O Clube dos Cinco.
# Belle and Sebastian
Não dava para falar de música escocesa sem citar o grande Belle and Sebastian. A banda de indie-folk surgiu em 1996 em Glasgow e, capitaneados por Stuart Murdoch, ganharam o mundo já como seu primeiro álbum, Tigermilk (1996). De lá pra cá são nove álbuns – sendo o mais recente, Girls in Peacetime Want to Dance, de 2015 – e uma lista extensa de EPs. Inclusive, é nessa lista que estão os mais recentes lançamentos da banda, a trilogia How to Solve Our Human Problems, que saiu entre os meses de dezembro (2017) e fevereiro (2018).
# The Associates
No início dos anos 80, o The Associates dava as caras ao mundo. Não demorou muito para que a banda se firmasse como um dos grandes clássicos do Pós-Punk europeu, cujas músicas logo repercutiram pelos quatro cantos do globo. Seu grande diferencial era a figura do vocalista Billy Mackenzie que, diga-se de passagem, travou grande amizade com Robert Smith, do The Cure. Falando em Billy, que era o grande nome da banda, infelizmente é preciso citar seu suicídio, ocorrido em 1997.
# Primal Scream
Não bastava ter sido integrante do The Jesus And Mary Chain para Bobby Gillespie. Ele queria mais e esse mais veio em forma de um projeto chamado Primal Scream. Formado como um duo ao lado de Jim Beattie (que abandonou a ideia anos depois), a banda hoje é um quinteto com um currículo invejável de onze álbuns e singles interessantes como “Kowalski”, “Country Girl”, “Loaded” e “Movin’ on Up”.
Quer ouvir mais coisas vindas da Escócia? Tem uma playlist no Spotify com músicas dos artistas citados na lista e também com outros escoceses que vale a pena ouvir.
Dê o play e divirta-se!
Introdução e textos sobre o Idlewild, Biffy Clyro, Travis, Belle and Sebastian e Primal Scream feitos por John Pereira.