2017 foi um ano com muitos trabalhos lançados e a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), que representa as gravações musicais em todo o mundo, resolveu listar os dez artistas que mais venderam músicas ao longo de 2017.
De acordo com a organização, a lista leva em conta as vendas digitais e físicas de álbuns e singles, além das reproduções obtidas em serviços de streaming. E o topo da lista não poderia ter ficado com outra pessoa senão Ed Sheeran. O músico arrebatou o mundo graças ao seu mais recente álbum, Divide, e ao alcance obtido por singles como “Shape Of You”.
A segunda colocação da lista ficou nas mãos de Drake, que estava no topo da lista de 2016. Já a terceira colocação ficou com Taylor Swift, graças ao lançamento de Reputation. Nomes como Kendrick Lamar, Bruno Mars e Linkin Park também figuram no TOP 10 feito pela IFPI.
Criada em 2013, a Global Recording Artist of the Year foi uma forma que a IFPI encontrou para reconhecer os números de vendas e execução obtidos pelos artistas. Em sua estreia, o One Direction ocupou o topo da lista e, nos anos seguintes, nomes como Taylor Swift (2014), Adele (2015) e Drake (2016) levaram o título de melhores vendedores.
Além dessa lista, a IFPI divulga também o TOP 10 de álbuns e singles mais vendidos. Essa lista sairá em abril.