Após certa especulação, chegou a informação que todos os fãs queriam: o Smashing Pumpkins sairá em turnê com a sua formação original quase completa.
Através de seu site oficial, a banda capitaneada por Billy Corgan confirmou os boatos e cairá na estrada a partir de julho. A primeira parte da turnê contempla apenas a América do Norte e tem datas agendadas até o começo de setembro.
Com o nome de Shine and Oh So Bright Tour, a turnê marca a reunião de Corgan com James Iha e Jimmy Chamberlin, além de confirmar oficialmente que a baixista D’arcy Wretzky ficará de fora da empreitada. Jeff Schroeder também fará parte da turnê e, acredita-se, será o substituto de D’arcy no baixo, apesar de declaração recente de Corgan afirmando que o músico prefere as guitarras.
Com direito a vídeo promocional, a turnê afirma que os artistas “celebrarão músicas de seus primeiros cinco discos: Gish, Siamese Dream, Mellon Collie and the Infinite Sadness, Adore e Machina/The Machina of God”.
A confirmação da ausência de D’arcy Wretzky da reunião veio após uma série de farpas trocadas por ela e Billy Corgan através das redes sociais e entrevistas. Em entrevistas recentes, D’arcy afirmou que Corgan “sempre foi insuportável” e que “ele deve ter um tumor no cérebro” ao se lembrar que o vocalista apoia o presidente Donald Trump.
A ex-baixista do Smashing Pumpkins afirmou ainda que chegou a conversar com Billy sobre a possibilidade de integrar a reunião, mas que o papo não foi nada amigável. “Ele tem dito as pessoas que ‘bem, a banda não tem tocado com ela fazem 18 anos’. Claro, idiota, porque se tivesse não seria uma reunião! Ele gosta de humilhar as pessoas e deixá-las desconfortáveis na frente de outras. É incrivelmente abusivo e eu fui a única a confrontá-lo. Acho que ele e Jimmy tiveram algumas brigas, ele e James talvez umas cinco, mas comigo era uma gritaria. Cheguei a um ponto que não conseguia brigar mais e decidi sair”, afirmou D’arcy que revelou também que o próprio Corgan a avisou de que Jack Bates – filho de Peter Hook, ex-baixista do New Order e do Joy Division – seria o baixista na turnê, mas a informação não foi confirmada pela banda.
Por sua vez, Corgan afirma que Wretzky foi convidada para a reunião e que ela foi quem resolveu não aceitar a proposta. Via Instagram, o músico ainda falou sobre questões do passado sobre a baixista, inclusive deixando no ar acusações de que ela não teria gravado algumas músicas nas quais é creditada. Através do Facebook, a baixista rebateu as acusações e chegou a publicar prints com trechos de conversas que teve com Corgan, mas acabou apagando as imagens.
Os ingressos para a Shine and Oh So Bright Tour estarão disponíveis para o público a partir do dia 23 de fevereiro. A expectativa é de que a turnê ganhe datas pela Europa no último trimestre de 2018.