Uma das marcas mais conhecidas de instrumentos musicais pode estar enfrentando problemas financeiros.
De acordo com a imprensa internacional, a Gibson Guitars, empresa que produz as lendárias guitarras Les Paul e trabalha em parceria com nomes como Slash, Pete Townshend, Jimmy Page e Carlos Santana estaria em bancarrota. O jornal Nashville Post informou que a situação da empresa “está longe da normalidade”.
“A situação em que se encontra a produtora de instrumentos de Nashville, que tem uma receita de mais de 1 bilhão de dólares por ano, está longe de ser normal. Recentemente, o CFO Bill Lawrence deixou a empresa depois de menos de um ano no emprego e seis meses antes de notas promissórias no valor de 375 milhões de dólares vencerem. Além disso, outros 145 milhões de dólares em empréstimos bancários também deverão ser pagos logo após as notas promissórias”, publicou o jornal em matéria especial.
Após a publicação e com a notícia correndo o mundo, o CEO da Gibson Guitars Henry Juszkiewicz falou sobre os planos da empresa para enfrentar os problemas financeiros. “Estivemos monetizando bens como ações, imóveis e segmentos de negócios que não alcançaram o nível de sucesso que esperávamos. Ao monetizar esses bens, podemos reduzir a dívida e gerar fundos para contribuir com segmentos de negócios que estão prosperando”, afirmou Henry. “É importante para o nosso negócio recuperar o sucesso financeiro que tivemos para alcançar os melhores termos financeiros no refinanciamento da nossa empresa”, completou o CEO.
Além das guitarras tradicionais, a Gibson Guitars vem investindo em linhas especiais vinculadas a grandes instrumentistas. Em 2016, a empresa criou uma réplica da Les Paul Gold Top Deluxe, que Pete Townshend destruiu em um show do The Who em 1976. O original destruído está em exposição no museu Victoria & Albert, em Londres.
Já no ano passado, a empresa nomeou Slash como o seu embaixador e, desde então, tem lançado diversos produtos que levam a assinatura do guitarrista do Guns N’ Roses.