Uma das faixas do mais recente trabalho de Lana Del Rey está sendo acusada de plágio e quem confirmou isso foi a própria cantora.
Através do Twitter, Lana falou sobre o fato e revelou que o Radiohead abriu um processo contra ela por conta de “Get Free”, canção do álbum Lust For Life. De acordo com a acusação, a faixa tem semelhanças com a clássica “Creep”, lançada pela banda no álbum Pablo Honey, em 1992.
“É verdade sobre o processo. Apesar de eu saber que minha música não foi inspirada em ‘Creep’, o Radiohead acha que sim e quer 100% dos direitos de publicação. Ofereci 40% nos últimos meses, mas eles só aceitam 100%. Seus advogados são incansáveis então eu terei que lidar com isso em julgamento”, explicou a cantora.
It’s true about the lawsuit. Although I know my song wasn’t inspired by Creep, Radiohead feel it was and want 100% of the publishing – I offered up to 40 over the last few months but they will only accept 100. Their lawyers have been relentless, so we will deal with it in court.
— Lana Del Rey (@LanaDelRey) January 7, 2018
Essa não é a primeira vez que o Radiohead vai a justiça por conta de “Creep”. No entanto, as posições se inverteram nas duas ocasiões. Agora acusador, o Radiohead já foi acusado pelo The Hollies de plágio na mesma faixa, que teria semelhanças com “The Air That I Breathe”.
Após perder o processo, a banda capitaneada por Thom Yorke precisou creditar Albert Hammond e Mike Hazlewood, autores de “The Air That I Breathe”, como co-autores de um dos seus maiores hits.
Vale lembrar que Lana Del Rey e o Radiohead visitarão o Brasil em 2018. Enquanto Lana é uma das atrações do Lollapalooza Brasil, a banda vem em abril como atração principal do SOUNDHEARTS Festival.