Alguém não confirmou direito todas as informações antes de divulgar o projeto Classically Smiths, um reencontro que contaria com alguns integrantes do The Smiths.
Na última segunda-feira (22), foi divulgado um comunicado oficial apresentando a série de shows que aconteceria em Londres, Manchester e Edimburgo durante o verão europeu de 2018. A reunião não teria as presenças de Morrissey e Johnny Marr, mas contaria com a Manchester Camerata Orchestra.
Após o anúncio, um dos envolvidos veio a público negar o seu envolvimento no projeto. Trata-se do ex-baixista Andy Rourke, que afirmou através de nota oficial que nunca confirmou a sua presença nesta reunião, que o seu nome foi utilizado sem autorização pelo projeto e que frases atribuídas a ele foram fabricadas.
“Estou profundamente triste porque, durante a semana da morte da minha querida amiga Dolores O’Riordan, essas declarações falsas são feitas em meu nome. Em nenhum momento eu dei o meu consentimento para que alguém em conexão com o projeto Classically Smiths agisse em meu nome e nada foi confirmado, aprovado ou contratado por mim ou por minha equipe”, declarou.
Além de Rourke, o projeto contaria com o baterista Mike Joyce e o guitarrista Craig Gannon, que integrou o The Smiths durante o ano de 1986. Após o anúncio do baixista, coube ao baterista Joyce abandonar o barco. De acordo com o músico, ele deixa o projeto pois não poderia participar dele sem a companhia de Andy.
“É com grande pesar que eu tenho que anunciar que não vou participar do Classically Smiths”, afirmou. “Andy foi solicitado originalmente, mas não fui informado de que ele havia passado o projeto. Infelizmente, tornou-se evidente que Andy não participaria e nunca foi parte disso”, continuou Joyce.
O músico ainda afirmou que a ideia seria algo interessante de ser executado, em outras circunstâncias. “Depois de muita deliberação e pesquisa da alma, decidi que sem Andy, parte integrante do porquê eu aceitei participar primeiro, cheguei a esta difícil decisão. Ainda acredito que os shows e o conceito sejam uma ideia fantástica e desejam-lhes todo o sucesso que merecem”, finalizou Joyce.
Após os anúncios dos músicos, a produtora Bad Production afirmou que o projeto está oficialmente cancelado.